quarta-feira, 17 de novembro de 2010

DIAGNÓSTICO EDUCACIONAL ADERINDO AS NOVAS TECNOLOGIAS

Aluna realizando desenho no laptop
 
     As atividades desenvolvidas pela orientação educacional na escola José Costa Soares, Guaraí-TO, têm aderido às novas tecnologias educacionais que chegam com a implantação do Programa UCA (Um computador por aluno).
Sabe-se que o desenho constitui um rico manancial de informações, pois permite que se obtenham respostas da criança, dificilmente conseguidas de outra forma.
      Para Levy (apud TRINCA, 1987), o desenho além de projetar a imagem corporal, usualmente compõe uma gama de projeções relacionadas ao autoconceito, a imagem ideal do eu, e as atitudes para com os outros, mesmo com o examinador na situação da testagem. O teste do desenho pode ser uma expressão consciente, como também incluir símbolos disfarçados e fenômenos inconscientes.
Orientadora preenchendo ficha de acompanhamento
      Contudo, a utilização da técnica do desenho no momento da realização do diagnóstico tem sua relevância não somente pelo fato de que o desenho espontâneo é capaz de expressar desejos e necessidades que devido ao retraimento eram difíceis de serem manifestadas, mas também pelo fato de que esse tipo de atividade possibilita a construção de uma relação de confiança da criança com o profissional, uma vez que se apresenta como uma metodologia capaz de despertar nessa, o interesse e a satisfação em executá-la.
      Por essas razões durante a entrevista de diagnóstico realizado pela orientadora as crianças são estimuladas a realizarem determinados desenhos nos laptops por meio do software “Pintura digital”.
Texto extraído do blog: http://denisecirqueira.blogspot.com/
Texto postado por Denise Cirqueira - Orientadora Educacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário