Turma Envolvida: 4º
Ano “B” dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Professora de Oficina Curricular: Maria
do Socorro Rocha
Data: 14/06/2012 - Período de Realização: Vespertino (Das 15h
às 16h)
Componente Curricular: Leitura
Objetivo: Realizar
uma leitura virtual com os alunos de uma história do clássico da Literatura
Infantil (A Bela e a Fera) e a reescrita da história.
No
dia 14 de Junho de 2012 ocorreu nesta Unidade de Educação e Ensino a aplicação
da avaliação do 2º Bimestre Letivo da disciplina de Oficina Curricular (Parte
Diversificada) de Leitura realizada na turma do 4º Ano “B” dos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental pela professora Maria do Socorro Rocha.
A
avaliação de Leitura desta turma foi aplicada com a utilização dos laptops
educacionais, onde os alunos tiveram total autonomia para pesquisar na internet
com a utilização do navegador, o Clássico Infantil “A Bela e a Fera” para
realizar a leitura desta história e em seguida a reescrita da mesma.
Professora
Maria do Socorro Rocha auxiliando uma aluna na realização da atividade
Esta
atividade avaliativa proposta pela professora partiu do pressuposto que todas
as atividades humanas estão relacionadas com a utilização de linguagens e estas
não são apenas feitas de palavras, mas de cores, formas, gestos, etc. Os alunos
tiveram a oportunidade de perceber que a internet é um excelente meio de
pesquisa e de apropriação do conhecimento, mas que tal conhecimento precisa ser
“modificado” e “alterado” para não se tornar uma prática de plágio e reprodução
de cópias.
Alunos
do 4º Ano “B” realizando a leitura virtual nos laptops educacionais do Clássico
Infantil “A Bela e a Fera” para realizar a reescrita da mesma
Após
a pesquisa desta história, os alunos tiveram um momento para realizar a leitura
virtual e a reescrita do texto numa folha a parte. O texto reescrito foi
utilizado pela professora como critério para obtenção de média escolar no 2º
Bimestre Letivo nesta turma.
Com
a aplicação desta atividade avaliativa diferenciada, os alunos puderam utilizar
os laptops educacionais como um instrumento facilitador da aquisição do
conhecimento, auxiliando-os na construção do texto e possibilitando liberdade
de produção textual, tornando a prática de leitura e escrita
estimulante dentro da sala de aula.
Texto Postado por: Adriano Miranda - Coordenador Pedagógico
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