segunda-feira, 18 de junho de 2012

Professora de Leitura utiliza Laptops Educacionais na Avaliação Bimestral


Turma Envolvida: 4º Ano “B” dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Professora de Oficina Curricular: Maria do Socorro Rocha

Data: 14/06/2012    -    Período de Realização: Vespertino (Das 15h às 16h)

Componente Curricular: Leitura

Objetivo: Realizar uma leitura virtual com os alunos de uma história do clássico da Literatura Infantil (A Bela e a Fera) e a reescrita da história.



No dia 14 de Junho de 2012 ocorreu nesta Unidade de Educação e Ensino a aplicação da avaliação do 2º Bimestre Letivo da disciplina de Oficina Curricular (Parte Diversificada) de Leitura realizada na turma do 4º Ano “B” dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela professora Maria do Socorro Rocha.

A avaliação de Leitura desta turma foi aplicada com a utilização dos laptops educacionais, onde os alunos tiveram total autonomia para pesquisar na internet com a utilização do navegador, o Clássico Infantil “A Bela e a Fera” para realizar a leitura desta história e em seguida a reescrita da mesma.
Professora Maria do Socorro Rocha auxiliando uma aluna na realização da atividade

Esta atividade avaliativa proposta pela professora partiu do pressuposto que todas as atividades humanas estão relacionadas com a utilização de linguagens e estas não são apenas feitas de palavras, mas de cores, formas, gestos, etc. Os alunos tiveram a oportunidade de perceber que a internet é um excelente meio de pesquisa e de apropriação do conhecimento, mas que tal conhecimento precisa ser “modificado” e “alterado” para não se tornar uma prática de plágio e reprodução de cópias.

Alunos do 4º Ano “B” realizando a leitura virtual nos laptops educacionais do Clássico Infantil “A Bela e a Fera” para realizar a reescrita da mesma

Após a pesquisa desta história, os alunos tiveram um momento para realizar a leitura virtual e a reescrita do texto numa folha a parte. O texto reescrito foi utilizado pela professora como critério para obtenção de média escolar no 2º Bimestre Letivo nesta turma.

Com a aplicação desta atividade avaliativa diferenciada, os alunos puderam utilizar os laptops educacionais como um instrumento facilitador da aquisição do conhecimento, auxiliando-os na construção do texto e possibilitando liberdade de produção textual, tornando a prática de leitura e escrita estimulante dentro da sala de aula.


Texto Postado por: Adriano Miranda - Coordenador Pedagógico

Nenhum comentário:

Postar um comentário