Público Alvo: Alunos,
pais, comunidade local e equipe de estagiários do Curso de Pedagogia.
Professores Envolvidos: Professores
do Núcleo Comum e Parte Diversificada.
Datas de Realização: 28
de Setembro de 2012
Período de Realização: Matutino
(das 7h0 às 11h30)
Objetivo: Realizar
o Conselho de Classe Letivo com alunos, pais, representantes da comunidade,
professores e demais profissionais da educação para discutir os resultados de
aprendizagem do 3º Bimestre Letivo e intervenções de aprendizagem para melhorar
os índices dos educandos nas disciplinas críticas.
O Conselho de Classe Participativo é uma oportunidade de
refletir sobre a aprendizagem dos alunos e o processo de ensino. Seu objetivo é
favorecer uma avaliação mais completa do aluno e do próprio trabalho docente,
proporcionando um espaço de reflexão coletiva sobre o trabalho que está sendo
realizado, possibilitando a tomada de decisão para um novo fazer pedagógico,
favorecendo mudanças para estratégias mais adequadas em atender os diferentes
ritmos de aprendizagem de cada turma e/ou aluno. Mais do que decidir se os
alunos serão aprovados ou não, trata-se de uma autoavaliação. Nesta são
retratados os pontos positivos e as fragilidades no que tange ao processo
avaliativo e de aprendizagem (Citação retirada do link: http://www.mundojovem.com.br/artigos/conselho-de-classe-participativo - Acessado em
01/10/2012).
O
Conselho de Classe nos últimos anos
vem se adquirindo um novo significado e tornando-se cada vez mais participativo.
O Conselho de Classe realizado pelas Unidades de Ensino sempre foi motivo de
inquietação por parte da equipe escolar, principalmente pelo fato de se reunir
apenas professores parra discutir o processo de ensino e aprendizagem dos
alunos.
Para
que haja uma real gestão democrática e participativa na escola, faz-se
necessário que esta esteja aberta aos principais protagonistas da aprendizagem:
os alunos e suas famílias, para que juntos estes possam discutir o processo de
aprendizagem, avaliar com clareza as ações avaliativas propostas pela escola e
deste modo oferecer sugestões de reorganização de estratégias adotadas visando
a aprendizagem integral das crianças que frequentam as Unidades de Educação e
Ensino.
Assim,
os pais e os alunos necessitam conhecer a realidade educacional, os índices de
aprendizagem e o desenvolvimento geral das turmas nos bimestres letivos para
tornarem-se parceiros da escola visando solucionar os problemas encontrados. A
participação ativa dos pais, alunos, professores e equipe pedagógica e gestora
no Conselho de Classe auxilia toda a escola a elaborar, estabelecer e executar
intervenções necessárias para tentar se atingir a totalidade na aprendizagem
dos alunos.
No
dia 28 de Setembro deste ano ocorreu nas dependências desta Unidade Escolar o
Conselho de Classe Letivo do 3º Bimestre. Esteve presente toda a equipe
escolar, pais, alunos, representantes da comunidade local e acadêmicos do curso
de Pedagogia da Faculdade Guaraí – FAG.
Diretora
de Unidade Escolar – Maria de Jesus Bandeira Soares – realizando os
agradecimentos a todos pela presença no Conselho de Classe Participativo.
Equipe
escolar, alunos, representantes de pais e comunidade reunidos para realização
do Conselho de Classe Participativo do 3º Bimestre.
O
conselho iniciou-se com as boas-vindas do Coordenador Pedagógico Adriano
Miranda que agradeceu a presença de todos para discutir os problemas
identificados durante o bimestre, bem como os avanços alcançados pelas turmas.
Logo em seguida, a Diretora de Unidade Escolar Maria de Jesus Bandeira Soares comentou com os presentes que a
participação de todos é que faz a diferença na tomada de decisões e incentivou
os pais, alunos e estagiários do Curso de Pedagogia a questionar a realização
do Conselho de Classe assim que sentirem o desejo de fazer isso.
Logo
após, o Coordenador Pedagógico Adriano Miranda explicou para os professores e
pessoas presentes que o conselho seguiria a dinâmica de análise da Ficha do Conselho de Classe que cada
professor – do Núcleo Comum e da Parte Diversificada – preenche com
antecedência ao conselho, e são considerados os seguintes pontos:
·
Os pontos positivos e negativos da turma;
·
Os alunos que não atingiram média bimestral;
·
Os alunos destaque do bimestre;
·
Os alunos superação do bimestre;
·
Sugestões de intervenção pela equipe
pedagógica e diretiva.
Após
a discussão dos avanços e problemas identificados em cada turma, a Coordenação
Pedagógica registrou um documento com as principais ações a serem estabelecidas
no bimestre seguinte visando amenizar os casos identificados que se tornaram
pontos dificultosos da aprendizagem dos alunos que estarão presentes no Plano
de Intervenção do 4º Bimestre letivo. Os outros aspectos discutidos no Conselho
de Classe foram escritos e registrados no livro de Ata para consultas futuras.
No
final do Conselho de Classe Participativo a equipe escolar pode perceber que
este espaço é um momento imprescindível para a democratização no espaço
escolar, visto que se oportuniza a todos um mecanismo para discutir problemas e
procurar soluções que são de interesse de todos: escola, professores,
comunidade, pais e alunos.
Texto escrito e postado por: Adriano Miranda –
Coordenador Pedagógico
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