sábado, 8 de dezembro de 2012

Equipe Escolar realiza divulgação dos Índices de Satisfação da Comunidade referentes ao 2º Semestre de 2012

Público Alvo: Família e alunos que frequentam esta Unidade Escolar

Aplicador e Sistematizador do Questionário: Adriano Pereira de Miranda – Coordenador Pedagógico do Núcleo Comum

Parceiros: Mafalda Lopes da Silva – Auxiliar de Secretaria desta Unidade Escolar

Período de Realização: Integral – Entre os dias 12/11/2012 a 14/11/2012

Objetivo: Elaborar, aplicar e coordenar um instrumento avaliativo semestral para analisar os índices de satisfação dos diversos segmentos da escola.

 

 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação no artigo 14 estabelece que as Unidades de Educação e Ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público, priorizando a participação dos profissionais da educação na elaboração, execução e implementação do Projeto Político Pedagógico e participação da comunidade escolar e local no processo de tomada de decisões da escola.

Um dos processos firmados pela Gestão desta escola durante este ano foi a prioridade de efetivar os princípios contidos nas leis federal e estadual sobre a participação dos profissionais da educação, alunos, pais e comunidade local nas ações desenvolvidas no âmbito escolar.

Partindo deste princípio, uma das ações presentes no Projeto Político Pedagógico desta Unidade Escolar prevê a aplicação e sistematização semestral de um Questionário para averiguar os índices de satisfação da família, alunos e comunidade local, para que deste modo a equipe gestora, administrativa, pedagógica e docente possa fazer uma reflexão sobre os serviços prestados visando replanejar ações e metas para se atingir aprovação de 70% ou mais nos serviços ofertados.

No primeiro semestre o Questionário de Satisfação foi entregue aos pais na reunião destinada à Primeira Prestação de Contas. No segundo semestre, durante o mês de novembro, o respectivo questionário foi entregue aos alunos, para ser levado para suas residências para ser respondido pelos pais e/ou responsáveis, com a participação dos alunos.

A Coordenação Pedagógica do Núcleo Comum disponibilizou aos alunos 90 questionários, sendo que destes, apenas 55 foram devolvidos no tempo previsto, conforme o Protocolo de Entrega do Questionário do Índice de Satisfação. Este retorno totaliza 61,1% e os questionários que se “perderam” representa 38,9%.

Os Questionários de Satisfação recebidos (55) foram sistematizados pela Coordenação do Núcleo Comum em tabelas, percentagem e gráficos para facilitar a visualização da equipe escolar e da comunidade local sobre a satisfação dos serviços ofertados.

Gostaria de saber quais os índices de satisfação em tabelas e gráficos? Acesse o link Índice de Satisfação 2012/2 e baixe o documento no formato PDF.

 

Escrito e Postado por: Adriano Miranda – Coordenador Pedagógico



[1] Ação presente no Projeto Político Pedagógico desta Unidade Escolar no objetivo estratégico n° 1: Elevar o desempenho acadêmico dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na ação de nº 37: “Elaborar, aplicar e coordenar um instrumento avaliativo semestralmente para analisar os índices de satisfação dos diversos segmentos da escola”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário