Aplicador e Sistematizador do
Questionário: Adriano
Pereira de Miranda – Coordenador Pedagógico do Núcleo Comum
Parceiros: Mafalda Lopes da Silva – Auxiliar de
Secretaria desta Unidade Escolar
Período de Realização: Integral
– Entre os dias 12/11/2012 a 14/11/2012
Objetivo: Elaborar,
aplicar e coordenar um instrumento avaliativo semestral para analisar os
índices de satisfação dos diversos segmentos da escola.
A
Lei de Diretrizes e Bases da Educação no artigo 14 estabelece que as Unidades
de Educação e Ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino
público, priorizando a participação dos profissionais da educação na
elaboração, execução e implementação do Projeto Político Pedagógico e
participação da comunidade escolar e local no processo de tomada de decisões da
escola.
Um
dos processos firmados pela Gestão desta escola durante este ano foi a
prioridade de efetivar os princípios contidos nas leis federal e estadual sobre
a participação dos profissionais da educação, alunos, pais e comunidade local
nas ações desenvolvidas no âmbito escolar.
Partindo
deste princípio, uma das ações presentes no Projeto Político Pedagógico desta
Unidade Escolar prevê a aplicação e sistematização semestral de um Questionário
para averiguar os índices de satisfação da família, alunos e comunidade local,
para que deste modo a equipe gestora, administrativa, pedagógica e docente possa
fazer uma reflexão sobre os serviços prestados visando replanejar ações e metas
para se atingir aprovação de 70% ou mais nos serviços ofertados.
No
primeiro semestre o Questionário de Satisfação foi entregue aos pais na reunião
destinada à Primeira Prestação de Contas. No segundo semestre, durante o mês de
novembro, o respectivo questionário foi entregue aos alunos, para ser levado
para suas residências para ser respondido pelos pais e/ou responsáveis, com a
participação dos alunos.
A
Coordenação Pedagógica do Núcleo Comum disponibilizou aos alunos 90
questionários, sendo que destes, apenas 55 foram devolvidos no tempo previsto,
conforme o Protocolo de Entrega do Questionário do Índice de Satisfação. Este
retorno totaliza 61,1% e os questionários que se “perderam” representa 38,9%.
Os
Questionários de Satisfação recebidos (55) foram sistematizados pela
Coordenação do Núcleo Comum em tabelas, percentagem e gráficos para facilitar a
visualização da equipe escolar e da comunidade local sobre a satisfação dos
serviços ofertados.
Gostaria
de saber quais os índices de satisfação em tabelas e gráficos? Acesse o link Índice de Satisfação 2012/2 e
baixe o documento no formato PDF.
Escrito
e Postado por: Adriano Miranda – Coordenador Pedagógico
[1] Ação presente no Projeto Político
Pedagógico desta Unidade Escolar no objetivo estratégico n° 1: Elevar o
desempenho acadêmico dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na ação de nº 37: “Elaborar, aplicar e coordenar um instrumento avaliativo semestralmente
para analisar os índices de satisfação dos diversos segmentos da escola”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário