quarta-feira, 20 de novembro de 2013

CONSCIÊNCIA NEGRA

“Nenhum racismo é justificável, mas o ressentimento dos negros é. Construiu-se durante todos os anos em que a última nação do mundo a acabar com a escravatura continuou na prática o que o tinha abolido no papel”


Por Luis Fernando Veríssimo

A Escola Estadual José Costa Soares organizou uma programação especial para esta semana e o tema em questão é Consciência Negra. O objetivo das atividades desenvolvidas é fazer com que a comunidade escolar reflita sobre a desigualdade, intolerância e o preconceito ainda existentes na sociedade.


A escola está toda envolvida e a criatividade está a todo vapor, confira os fatos.

No dia 18 de novembro a coordenadora pedagógica Ida apresentou a abordagem teórica do aspecto legal da cultura Afro-brasileira, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política, referentes à História do Brasil.



No dia 19 de novembro a professora Raimundinha apresentou um breve histórico sobre a vida do povo africano, dando ênfase nos aspectos culturais. Foi exibido um vídeo sobre personalidades negras que apesar de todo preconceito conseguiram lugar de destaque na sociedade brasileira.


Já no dia 20data da morte de Zumbi dos Palmares e Dia da Consciência Negra, a professora Fernanda enfatizou que o preconceito contra os negros é uma herança oriunda do período da escravidão que ainda hoje se faz presente nos núcleos sociais, algo que precisa ser combatido e que passe a valer o que está escrito no Art. 5º da Constituição Brasileira que diz: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.


Os alunos da turma do 4º ano fizeram um belo poema sobre Zumbi dos Palmares e em seguida foi a vez da apresentação do teatro de fantoches que teve como tema: “Os diferentes podem ser iguais”. Os alunos e todos os presentes aprenderam brincando.



Em destaque podemos contemplar a obra do aluno artista Thales Vinicíus Pinheiro de Sousa, do 4º ano "A", aluno da professora Fernanda Alves, que retrata sobre o tema trabalhado “Consciência Negra”.


 E não fica por aqui, amanhã tem mais, aguarde!


Nenhum comentário:

Postar um comentário