No
dia 08 de Maio de 2012 ocorreu nesta Unidade de Educação e Ensino no período
matutino a correção da primeira avaliação diagnóstica do Sistema de Avaliação
do Rendimento Escolar do Tocantins – SALTO. O objetivo desta avaliação é o de
acompanhar a aprendizagem dos alunos do 5º e 9º Ano do Ensino Fundamental e da
3ª Série do Ensino Médio visando melhorar o nível de ensino e aprendizagem dos
alunos tendo como base dos descritores da Prova Brasil.
Esta
Unidade Escolar participa apenas da aplicação das avaliações do 5º Ano do
Ensino Fundamental, em virtude de atender apenas os Anos Iniciais do Ensino
Fundamental na modalidade integral.
Alunos
do 5º Ano do Ensino Fundamental participando da correção da primeira avaliação
do SALTO-2012
A
turma do 5º Ano desta escola é formada por 28 alunos, sendo que 22 participaram
da avaliação. Alguns dos alunos da turma tiveram um excelente rendimento na
avaliação, acertando mais de 50% das questões, outros ainda estão necessitando
de um atendimento educacional diferenciado para atingir com qualidade os
índices de aprendizagem exigidos nesta avaliação e nas demais avaliações
externas, como a Prova Brasil.
A
primeira avaliação do SALTO foi aplicada nas escolas do Estado do Tocantins
como meio de identificar as dificuldades dos alunos para que a escola em
conjunto (equipe pedagógica e docente) estabeleça estratégias e metas para
melhorar o nível de aprendizagem destes, para que estes possam se sair melhor
na segunda etapa da avaliação, que será aplicada no segundo semestre de 2012.
Coordenador
Pedagógico do Núcleo Comum – Adriano Miranda – realizando a correção da
primeira avaliação do SALTO-2012 com os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental
O
objetivo da correção em sala desta avaliação pela Coordenação Pedagógica desta
escola e da professora do núcleo comum, Raimunda Diniz, foi a de demonstrar
para os alunos da turma que a avaliação segue um nível de leitura e
interpretação, que necessita de uma análise minuciosa no momento de realização
da mesma.
As
ações adotadas pela escola para elevar o nível de aprendizagem dos alunos foram
discutidas e estabelecidas visando manter os resultados dos alunos que
atingiram um bom rendimento e o de melhorar a aprendizagem dos discentes que
apresentaram dificuldades. As ações a serem no segundo bimestre e no segundo
semestre, foram:
·
Intensificar as aulas de acompanhamento
pedagógico com os alunos que apresentaram dificuldade na resolução da
avaliação;
·
Realizar dois simulados com os alunos de
Língua Portuguesa e Matemática nos moldes da avaliação do SALTO e da Prova
Brasil;
·
Intensificar as aulas de Leitura da turma,
procurando desenvolver nos alunos a prática de leitura e interpretação de
texto, problemas e questões da avaliação;
·
Trabalhar as aulas de Experiências Matemática
e Estudo Dirigido o Guia de Aprendizagem distribuídos pela Secretaria da
Educação – SEDUC – para que os alunos possam se familiarizar ainda mais com a
estrutura da avaliação e das questões;
Texto postado por: Adriano Miranda - Coordenador Pedagógico
Nenhum comentário:
Postar um comentário