terça-feira, 29 de maio de 2012

Correção da Primeira Avaliação do SALTO-2012


No dia 08 de Maio de 2012 ocorreu nesta Unidade de Educação e Ensino no período matutino a correção da primeira avaliação diagnóstica do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Tocantins – SALTO. O objetivo desta avaliação é o de acompanhar a aprendizagem dos alunos do 5º e 9º Ano do Ensino Fundamental e da 3ª Série do Ensino Médio visando melhorar o nível de ensino e aprendizagem dos alunos tendo como base dos descritores da Prova Brasil.

Esta Unidade Escolar participa apenas da aplicação das avaliações do 5º Ano do Ensino Fundamental, em virtude de atender apenas os Anos Iniciais do Ensino Fundamental na modalidade integral.

Alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental participando da correção da primeira avaliação do SALTO-2012

A turma do 5º Ano desta escola é formada por 28 alunos, sendo que 22 participaram da avaliação. Alguns dos alunos da turma tiveram um excelente rendimento na avaliação, acertando mais de 50% das questões, outros ainda estão necessitando de um atendimento educacional diferenciado para atingir com qualidade os índices de aprendizagem exigidos nesta avaliação e nas demais avaliações externas, como a Prova Brasil.

A primeira avaliação do SALTO foi aplicada nas escolas do Estado do Tocantins como meio de identificar as dificuldades dos alunos para que a escola em conjunto (equipe pedagógica e docente) estabeleça estratégias e metas para melhorar o nível de aprendizagem destes, para que estes possam se sair melhor na segunda etapa da avaliação, que será aplicada no segundo semestre de 2012.

Coordenador Pedagógico do Núcleo Comum – Adriano Miranda – realizando a correção da primeira avaliação do SALTO-2012 com os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental

O objetivo da correção em sala desta avaliação pela Coordenação Pedagógica desta escola e da professora do núcleo comum, Raimunda Diniz, foi a de demonstrar para os alunos da turma que a avaliação segue um nível de leitura e interpretação, que necessita de uma análise minuciosa no momento de realização da mesma.

As ações adotadas pela escola para elevar o nível de aprendizagem dos alunos foram discutidas e estabelecidas visando manter os resultados dos alunos que atingiram um bom rendimento e o de melhorar a aprendizagem dos discentes que apresentaram dificuldades. As ações a serem no segundo bimestre e no segundo semestre, foram:

·         Intensificar as aulas de acompanhamento pedagógico com os alunos que apresentaram dificuldade na resolução da avaliação;

·         Realizar dois simulados com os alunos de Língua Portuguesa e Matemática nos moldes da avaliação do SALTO e da Prova Brasil;

·         Intensificar as aulas de Leitura da turma, procurando desenvolver nos alunos a prática de leitura e interpretação de texto, problemas e questões da avaliação;

·         Trabalhar as aulas de Experiências Matemática e Estudo Dirigido o Guia de Aprendizagem distribuídos pela Secretaria da Educação – SEDUC – para que os alunos possam se familiarizar ainda mais com a estrutura da avaliação e das questões;

Texto postado por: Adriano Miranda - Coordenador Pedagógico

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