terça-feira, 29 de maio de 2012

Palestra: Conservação do Patrimônio Público


No dia 07 de Maio de 2012 ocorreu nesta Unidade Escolar durante a realização do devocional uma palestra instrucional ministrada pelo Coordenador Pedagógico Adriano Miranda para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental desta escola sobre a importância da conservação do patrimônio público.


Coordenador Pedagógico – Adriano Miranda – realizando a conversa com os alunos sobre conservação do Patrimônio Público.

           Durante a conversa com os alunos, o coordenador pedagógico explicou que o patrimônio público é algo ou um bem que não pertence a uma determinada pessoa, mas é compartilhado por muitos que dele fazem uso e supre suas necessidades. Neste aspecto, a escola é um ambiente que caracteriza em todos os seus aspectos o caráter púbico.
          Explicou-se aos alunos que toda a escola, juntamente com seu imobiliário é um exemplo claro de patrimônio público pertencente à coletividade.
          Foi apresentado e discutido ainda com os alunos questões reflexivas que os fizeram pensar um pouco sobre como preservar os bens da escola, como:
         a) em nossas casas, costumamos quebrar a mesa e as cadeiras para depois fazer as refeições no chão?
          b) pegamos lápis, canetas, pincéis e riscamos nossas paredes?
          c) entupimos o vaso sanitário dos nossos banheiros?
         d) quebramos nossos móveis e agimos como bagunceiros?
          A resposta negativa por parte dos alunos em cada um dos questionamentos fizeram estes refletir sobre a necessidade da conservação e preservação dos bens da escola.

Alunos sendo informados sobre o concurso de cartazes e de redação que abordará  temática de conservação do Patrimônio Público.

          Para finalizar esta conversa com os alunos, estes foram comunicados que no segundo semestre letivo a escola estará realizando duas ações estabelecidas no Plano de Intervenção do Prêmio Gestão para trabalhar as questões de conservação e respeito ao patrimônio público. A primeira ação será um concurso de cartazes com os alunos do 2º e 3º ano e um concurso de redação com os alunos do 4º e 5º ano sobre esta temática.
          Com esta ação a escola pretende ainda mais conscientizar os alunos que esta Unidade Escolar é a “segunda casa” dos alunos, a casa do saber, da educação que tem a função social de desenvolver nos alunos princípios de cidadania, respeito, valorização da pessoa humana e dos bens coletivos.

Texto postado por: Adriano Miranda - Coordenador Pedagógico

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