No
dia 07 de Maio de 2012 ocorreu nesta Unidade Escolar durante a realização do
devocional uma palestra instrucional ministrada pelo Coordenador Pedagógico Adriano
Miranda para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental desta escola
sobre a importância da conservação do patrimônio público.
Coordenador
Pedagógico – Adriano Miranda – realizando a conversa com os alunos sobre
conservação do Patrimônio Público.
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Durante
a conversa com os alunos, o coordenador pedagógico explicou que o patrimônio
público é algo ou um bem que não pertence a uma determinada pessoa, mas é
compartilhado por muitos que dele fazem uso e supre suas necessidades. Neste aspecto,
a escola é um ambiente que caracteriza em todos os seus aspectos o caráter
púbico.
Explicou-se
aos alunos que toda a escola, juntamente com seu imobiliário é um exemplo claro
de patrimônio público pertencente à coletividade.
Foi
apresentado e discutido ainda com os alunos questões reflexivas que os fizeram
pensar um pouco sobre como preservar os bens da escola, como:
a)
em nossas casas, costumamos quebrar a mesa e as cadeiras para depois fazer as
refeições no chão?b) pegamos lápis, canetas, pincéis e riscamos nossas paredes?
c) entupimos o vaso sanitário dos nossos banheiros?
d) quebramos nossos móveis e agimos como bagunceiros?
A resposta negativa por parte dos alunos em cada um dos questionamentos fizeram estes refletir sobre a necessidade da conservação e preservação dos bens da escola.
Alunos
sendo informados sobre o concurso de cartazes e de redação que abordará temática de conservação do Patrimônio Público.
Para finalizar esta conversa com os alunos, estes foram comunicados que no segundo semestre letivo a escola estará realizando duas ações estabelecidas no Plano de Intervenção do Prêmio Gestão para trabalhar as questões de conservação e respeito ao patrimônio público. A primeira ação será um concurso de cartazes com os alunos do 2º e 3º ano e um concurso de redação com os alunos do 4º e 5º ano sobre esta temática.
Com
esta ação a escola pretende ainda mais conscientizar os alunos que esta Unidade
Escolar é a “segunda casa” dos alunos, a casa do saber, da educação que tem a
função social de desenvolver nos alunos princípios de cidadania, respeito,
valorização da pessoa humana e dos bens coletivos.
Texto postado por: Adriano Miranda - Coordenador Pedagógico
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