segunda-feira, 11 de junho de 2012

Docentes realizam a escolha do Livro Didático-2013

Equipe envolvida: Professores do Núcleo Comum e Parte Diversificada

Parceiros: Diretoria Regional de Ensino de Guaraí

Data: 06/06/2012    -     Período de Realização: Vespertino (Das 13h às 17h)

Objetivo: Discutir a escolha do Livro Didático para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2013.



No dia 06 de Junho de 2012 ocorreu nesta Unidade de Educação e Ensino uma reunião com todos os docentes do Núcleo Comum e da Parte Diversificada para tratar da escolha do Livro Didático – LD – para o ano de 2013.

A reunião iniciou-se com as boas-vindas realizada pelo Coordenador Pedagógico Adriano Miranda que comentou que este momento é de suma importância para o professor e para o aluno, pois será escolhido um material que deverá facilitar o manuseio em sala de aula e a aprendizagem do aluno.

Em seguida o Coordenador Pedagógico Adriano Miranda realizou a apresentação da pauta da reunião que consistia em quatro partes distintas: 1) Leitura de Ofícios da DRE/SEDUC; 2) Informações sobre o planejamento; 3) Escolha do LD e 4) Informes do Programa Uca – Um Computador por Aluno.

A primeira parte destinada a leitura dos ofícios, foi lido para os professores o Ofício SEDUC. O primeiro ofício lido trata do Festival Minuto nas Escolas da Rede Estadual do Tocantins, destinado a elaboração de um vídeo criativo com duração de 1 minuto. Os professores foram incentivados a participar na categoria docente, visto que este concurso é mais direcionado para os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.

O segundo Ofício lido, de nº 165 trata da Orientação para a escolha do Livro Didático do PNLD-2013 este comunicado traz orientações de como proceder na escolha das coleções e obras do Livro Didático, bem como deixa claro que toda Unidade Escolar tem plena autonomia para escolher as obras que possui mais afinidade para o trabalho, mas que contemplem as questões de Alfabetização e Letramento e Letramento Matemático e que siga o mais próximo possível as habilidades e competências a serem desenvolvidas presentes no Referencial Curricular e nas Matrizes de Habilidades.

Dando continuidade à reunião, o Coordenador Adriano Miranda comentou para os professores o repasse das informações obtidas na formação inicial dos coordenadores do Programa Circuito Campeão ocorrida em Palmas-TO entre os dias 16 a 18 de maio. Uma das informações repassada para os professores foi a respeito do planejamento. Uma das dificuldades apontadas pelos professores é sobre a repetição de conteúdos e habilidades nas Matrizes de História e Geografia. Os professores foram orientados que eles tem total autonomia para realizar seu planejamento com base nos documentos oficiais, como Referencial Curricular, Matriz de Habilidades e Fluxo de Aula, desde que não fuja do trabalho no desenvolvimento de competências e habilidades.

Outra informação repassada para os professores a respeito do planejamento foi a respeito da produção de texto. Foi discutido com os professores que a partir do terceiro bimestre letivo as produções de texto realizadas na sala de aula seguirão a seguinte estratégia: serão destinadas duas aulas para produção escrita e duas aulas para a reescrita. Esta orientação foi repassada para os coordenadores pedagógicos na Formação Inicial ocorrida em Palmas pela equipe técnica do Instituto Ayrton Senna, devido a dificuldade dos professores em trabalhar 4 produções de texto por mês e conseguir dar um retorno a tempo para o aluno e devido à falta de tempo dedicado à revisão e reescrita dos textos produzidos.

Após os repasses das informações, os professores passaram a analisar propriamente os Livros Didáticos. Os livros foram separados pela Auxiliar de Biblioteca Maria Aparecida Dias por ano/série para facilitar o manuseio dos professores e dispostos em duas mesas. Os livros recebidos para análise são de diversas editoras, tais como: Moderna, SM, FTD, Editora Brasil, Positivo, dentre outras.

A análise dos professores foi acompanhada pela equipe pedagógica da escola e pela equipe da DRE-Guaraí que orientavam os professores a respeito da escolha do livro didático que contemplem as questões da análise de gêneros, o raciocínio lógico-matemático e os eixos de trabalhos nas diversas disciplinas do currículo presentes nas Matrizes de Habilidades.

Professores dos Anos Iniciais realizando a escolha do LD-2013

Professores realizando a análise das coleções e obras do LD-2013

Após esta análise da escola do Livro Didático 2013, os professores tiveram um momento para repasses de informações do Programa UCA – Um Computador por Aluno – realizado pela tutora do curso Maria Madalena Santos, da Diretoria Regional de Ensino de Guaraí.

A tutora explicou para os cursistas novatos e veteranos o processo de acesso ao sistema Pró-Info, bem como os locais de comunicação e interação presentes no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Foi destacado pela tutora Maria Madalena Santos sobre a necessidade dos docentes se organizarem e realizar a leitura dos textos sugeridos para elaboração o artigo científico do programa para assim concorrer a uma vaga de mestrado oferecida pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. A tutora firmou o compromisso com os cursistas e colocou-se a disposição para auxiliá-los no que for necessário.


Texto Postado por: Adriano Miranda - Coordenador Pedagógico

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