sábado, 30 de junho de 2012

Equipe Escolar, pais, alunos e representantes da comunidade participam do Conselho de Classe Letivo


Público Alvo: Alunos, pais, comunidade local e equipe de estagiários do Curso de Pedagogia.

Professores Envolvidos: Professores do Núcleo Comum e Parte Diversificada.

Datas de Realização: 28 de Junho de 2012

Período de Realização: Matutino (das 8h às 12h)

Objetivo: Realizar o Conselho de Classe Letivo com alunos, pais, representantes da comunidade, professores e demais profissionais da educação para discutir os resultados de aprendizagem do 2º Bimestre Letivo.





O Conselho de Classe participativo é uma reunião utilizada pela equipe escolar e pelos alunos, pais e representantes da comunidade local para avaliar o processo de ensino e aprendizagem, discutindo as particularidades da aprendizagem e de desempenho dos educandos e o espaço para se estabelecer estratégias de ensino e uma readequação curricular para recuperar e intervir pedagogicamente na aprendizagem dos alunos que não conseguiram atingir as competências e habilidades planejadas no bimestre.

A realização do Conselho de Classe Letivo com a participação dos diversos segmentos da escola e com a comunidade local faz parte das ações elencadas no Projeto Político Pedagógico desta Unidade Escolar no objetivo estratégico nº 2 que prevê a “democratização das ações da escola por parte da gestão e equipe escolar, envolvendo a comunidade nas atividades de forma democrática e participativa”.

O Projeto Político Pedagógico tem uma ação que contempla este objetivo estratégico na Ação de nº 08 que prevê a “realização bimestral do Conselho de Classe juntamente com a equipe pedagógica e com a participação de representantes de turma, pais e demais integrantes do apoio técnico-pedagógico da escola”.

O Conselho de Classe tem por objetivo central facilitar a compreensão do processo de ensino e aprendizagem por parte dos alunos, avaliar a eficácia dos métodos e estratégias utilizadas, analisar o currículo e favorecer a troca de ideias e tomada de decisões visando a melhoria da aprendizagem.

Partindo destes pressupostos, no dia 28 de Junho ocorreu nas dependências desta Unidade Escolar o Conselho de Classe Letivo do 2º Bimestre. Esteve presente toda a equipe escolar, pais, alunos, representantes da comunidade local e acadêmicos do curso de Pedagogia da Faculdade Guaraí – FAG.

O conselho iniciou-se com as boas-vindas da Diretora de Unidade Escolar Maria de Jesus Bandeira Soares que agradeceu a presença de todos e em seguida realizou uma oração pedindo as bênçãos de Deus para este encontro. Logo após, o Coordenador Pedagógico Adriano Miranda explicou para os professores e pessoas presentes que o conselho seguiria a dinâmica de apresentação da análise da Ficha do Conselho de Classe que cada docente preenche com antecedência ao conselho, que pontua os seguintes aspectos:

·         Os pontos positivos e negativos da turma;

·         Os alunos que não atingiram média bimestral;

·         Os alunos destaque do bimestre;

·         Os alunos superação do bimestre;

·         Sugestões de intervenção pela equipe pedagógica e diretiva.

Diretora de Unidade Escolar – Maria de Jesus Bandeira Soares – realizando a abertura do Conselho de Classe

Durante a realização do Conselho de Classe os pais, alunos e professores discutiram sobre o processo de avaliação escolar contida no PPP. O processo avaliativo desta Unidade Escolar é realizado da seguinte maneira, conforme estabelecido neste documento:



“A avaliação será contínua e paralela à aplicação do conteúdo em estudo, dentro da abordagem formativa o processo de avaliação será diagnóstico e na avaliação somativa contará com instrumentos tais com: avaliação escrita = 7,0 atividades desenvolvidas, sendo: trabalho em grupo – 0,5 individuais 0,5 organização do caderno – 1,0 = 20, participação 0,5 e assiduidade 0,5 = 1,0”. 



Os docentes e pessoas presentes chegaram a conclusão que a avaliação somativa tendo a avaliação escrita com valor de 7,0 (sete pontos) está muito alta. Após a discussão, chegou-se à conclusão da diminuição do valor da avaliação escrita para 6,0 (seis pontos) e os 4,0 (quatro pontos) restantes seriam destinados aos trabalhos em grupo, de acordo com os critérios de divisão adotados pelo professor.



Equipe Escolar e representantes de pais, alunos, comunidade local e acadêmicos presentes no Conselho de Classe



No final do Conselho de Classe e com as sugestões de intervenção em mãos, a equipe pedagógica irá elaborar o Plano de Intervenção do 3º Bimestre Letivo, procurando contribuir e elevar o nível de aprendizagem dos alunos. Os outros aspectos discutidos no Conselho de Classe foram escritos e registrados no livro de Ata para consultas futuras.

Texto escrito e postado por: Adriano Miranda – Coordenador Pedagógico 

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