Público Alvo: Alunos,
pais, comunidade local e equipe de estagiários do Curso de Pedagogia.
Professores Envolvidos: Professores
do Núcleo Comum e Parte Diversificada.
Datas de Realização: 28
de Junho de 2012
Período de Realização: Matutino
(das 8h às 12h)
Objetivo: Realizar
o Conselho de Classe Letivo com alunos, pais, representantes da comunidade,
professores e demais profissionais da educação para discutir os resultados de
aprendizagem do 2º Bimestre Letivo.
O
Conselho de Classe participativo é
uma reunião utilizada pela equipe escolar e pelos alunos, pais e representantes
da comunidade local para avaliar o processo de ensino e aprendizagem,
discutindo as particularidades da aprendizagem e de desempenho dos educandos e
o espaço para se estabelecer estratégias de ensino e uma readequação curricular
para recuperar e intervir pedagogicamente na aprendizagem dos alunos que não
conseguiram atingir as competências e habilidades planejadas no bimestre.
A
realização do Conselho de Classe Letivo com a participação dos diversos
segmentos da escola e com a comunidade local faz parte das ações elencadas no Projeto Político Pedagógico desta
Unidade Escolar no objetivo estratégico
nº 2 que prevê a “democratização das
ações da escola por parte da gestão e equipe escolar, envolvendo a comunidade
nas atividades de forma democrática e participativa”.
O
Projeto Político Pedagógico tem uma ação que contempla este objetivo estratégico
na Ação de nº 08 que prevê a “realização bimestral do Conselho de Classe
juntamente com a equipe pedagógica e com a participação de representantes de
turma, pais e demais integrantes do apoio técnico-pedagógico da escola”.
O
Conselho de Classe tem por objetivo central facilitar a compreensão do processo
de ensino e aprendizagem por parte dos alunos, avaliar a eficácia dos métodos e
estratégias utilizadas, analisar o currículo e favorecer a troca de ideias e
tomada de decisões visando a melhoria da aprendizagem.
Partindo
destes pressupostos, no dia 28 de Junho ocorreu nas dependências desta Unidade
Escolar o Conselho de Classe Letivo do 2º Bimestre. Esteve presente toda a
equipe escolar, pais, alunos, representantes da comunidade local e acadêmicos
do curso de Pedagogia da Faculdade Guaraí – FAG.
O
conselho iniciou-se com as boas-vindas da Diretora de Unidade Escolar Maria
de Jesus Bandeira Soares que
agradeceu a presença de todos e em seguida realizou uma oração pedindo as
bênçãos de Deus para este encontro. Logo após, o Coordenador Pedagógico Adriano
Miranda explicou para os professores e pessoas presentes que o conselho seguiria
a dinâmica de apresentação da análise da Ficha
do Conselho de Classe que cada docente preenche com antecedência ao
conselho, que pontua os seguintes aspectos:
·
Os pontos positivos e negativos da turma;
·
Os alunos que não atingiram média bimestral;
·
Os alunos destaque do bimestre;
·
Os alunos superação do bimestre;
·
Sugestões de intervenção pela equipe
pedagógica e diretiva.
Diretora de Unidade Escolar – Maria de Jesus
Bandeira Soares – realizando a abertura do Conselho de Classe
Durante
a realização do Conselho de Classe os pais, alunos e professores discutiram
sobre o processo de avaliação escolar contida no PPP. O processo avaliativo
desta Unidade Escolar é realizado da seguinte maneira, conforme estabelecido
neste documento:
“A avaliação será contínua e paralela à
aplicação do conteúdo em estudo, dentro da abordagem formativa o processo de
avaliação será diagnóstico e na avaliação somativa contará com instrumentos
tais com: avaliação escrita = 7,0 atividades desenvolvidas, sendo: trabalho em
grupo – 0,5 individuais 0,5 organização do caderno – 1,0 = 20, participação 0,5
e assiduidade 0,5 = 1,0”.
Os
docentes e pessoas presentes chegaram a conclusão que a avaliação somativa
tendo a avaliação escrita com valor de 7,0 (sete pontos) está muito alta. Após a
discussão, chegou-se à conclusão da diminuição do valor da avaliação escrita
para 6,0 (seis pontos) e os 4,0 (quatro pontos) restantes seriam destinados aos
trabalhos em grupo, de acordo com os critérios de divisão adotados pelo
professor.
Equipe Escolar e representantes de pais, alunos,
comunidade local e acadêmicos presentes no Conselho de Classe
No
final do Conselho de Classe e com as sugestões de intervenção em mãos, a equipe
pedagógica irá elaborar o Plano de
Intervenção do 3º Bimestre Letivo, procurando contribuir e elevar o nível
de aprendizagem dos alunos. Os outros aspectos discutidos no Conselho de Classe
foram escritos e registrados no livro de Ata para consultas futuras.
Texto escrito e postado por: Adriano Miranda –
Coordenador Pedagógico
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