Turmas Envolvidas: Alunos
do 2º ao 5º Ano dos Iniciais do Ensino Fundamental
Professores Envolvidos: Docentes
do Núcleo Comum, Oficina Curriculares (Parte Diversificada), Equipe Pedagógica
e Administrativa.
Parceiros: Estagiários
do 5º Período do Curso de Pedagogia da Faculdade Guaraí – FAG e alunos do 1º e
2º Ano da Escola Municipal Integrada Leôncio de Sousa Miranda
Professora Orientadora: Itamara
Costa Castro
Data: 15/06/2012 - Período de Realização: Vespertino (Das 13h30
às 15h)
Componente Curricular: Matemática
e Experiência Matemática
Objetivo: Envolver
os alunos do 2º ao 5º ano em atividades lúdicas procurando despertar nos mesmos
o raciocínio lógico-matemático através de resolução de problemas estimulando a
curiosidade, o espírito de investigação e a criatividade na resolução de
problemas.
A
matemática é uma disciplina muito interessante e prazerosa para grande parte
dos alunos e professores devido ao seu nível de complexidade e ao seu caráter
desafiador.
A
resolução de uma situação problema provoca uma excitação e uma satisfação
imediata à pessoa que o resolve. Pode-se perceber assim, que a matemática tem
uma influência persuasiva em nossas vidas cotidianas e contribui significamente
para o desenvolvimento do raciocínio e da lógica nos alunos.
Partindo
deste pressuposto, no dia 15 de Junho de 2012 ocorreu nesta Unidade de Educação
e Ensino a primeira Gincana Matemática
com os alunos do 2º ao 5º dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com o título “Matemática Divertida”. Esta ação
pedagógica está contemplada no Projeto Político Pedagógico desta Unidade
Escolar na ação de número 13 que
prevê a realização semestral desta gincana.
Para
realização desta ação, a Unidade Escolar contou com a parceria dos estagiários
do curso de Pedagogia da Faculdade Guaraí – FAG, orientados pela professora de
Metodologia do Ensino de Matemática e Ciências Itamara Costa Castro e dos
alunos do 1º e 2º Ano da Escola Municipal Integrada Leôncio de Sousa Miranda
que participaram das competições propostas.
Professora
Orientadora do Trabalho – Itamara Castro – apresentando para os alunos a equipe
de acadêmicos do curso de Pedagogia
Para
a gincana a equipe de estagiários e os professores da escola montaram salas
ambientes onde os alunos pudessem ser envolvidos em atividades diversificadas
para utilização de estratégias próprias para resolução de problemas. As salas
ambientes montadas subdividiram-se nas seguintes atividades e categorias: bingo
matemático envolvendo as quatro operações, trilha matemática, árvore lógica,
pescaria da adição e subtração, dado divertido e calculando o IMC – Índice de Massa
Corporal.
Alunos
participando da atividade: Árvore Lógica da Matemática
Alunos
participando da trilha matemática
Alunos
participando da pescaria da adição e subtração
Para
esta gincana foi adotada a seguinte metodologia: os alunos foram organizados em
sala em grupo e/ou individualmente (dependendo da atividade desenvolvida) e
foram subdivididos em série (ano de estudo) para que pudessem participar de
jogos adequados de acordo com o ano de estudo e faixa etária. As turmas
visitaram a salas ambientes através de rodízio que acontecia a cada 30 minutos.
Para
realização desta gincana matemática, os parceiros desta ação utilizaram-se de diversos
recursos, como: papel cartão, papel seda, cartolina, lápis de cor, réguas,
balança, pincéis atômicos e jogos pedagógicos diversos que abordam a questão
matemática.
Alunos
do 4º Ano “B” participando da trilha matemática com o auxílio do dado
Pode-se
constatar ao final desta gincana que os alunos realmente gostam de estudar e
aprender brincando, pois estes se envolveram ativamente das ações propostas. Os
professores do núcleo comum e da parte diversificada (oficina curricular) da
escola puderam perceber aquilo que eles já constatam em sala de aula, que os
jogos atuam como um recurso enriquecedor das aulas e facilitador da
aprendizagem e ajuda a sair da “mesmice” do trabalho com recursos comuns, como
a lousa, o livro didático e caderno do aluno.
Diretora
de Unidade Escolar realizando o agradecimento à equipe de estagiários do Curso
de Pedagogia da Faculdade Guaraí – FAG
Equipe
de estagiários do Curso de Pedagogia
No final da gincana, a Diretora de Unidade Escolar – Maria de Jesus Bandeira Soares – agradeceu à equipe de estagiários e aos professores e alunos da Unidade Escolar e da Escola Municipal Integrada Leôncio de Sousa Miranda pela participação desta ação pedagógica. Além disso, cada um dos estagiários do curso de Pedagogia recebeu um certificado simbólico de desenvolvimento da gincana na escola. Nesta ação, registrou-se também a presença da Coordenadora do Curso de Pedagogia Marilene Godoy, que acompanhou o encerramento das atividades.
Texto escrito e postado por: Adriano Miranda - Coordenador Pedagógico
Por favor, como posso montar a "ÁRVORE LÓGICA DA MATEMÁTICA?
ResponderExcluirVamos realizar uma gincana em nossa escola e gostaria de receber sugestões de provas divertidas
para realizar com alunos do 4º ano.