quarta-feira, 20 de junho de 2012

Escola Realiza Primeira Gincana Matemática


Turmas Envolvidas: Alunos do 2º ao 5º Ano dos Iniciais do Ensino Fundamental

Professores Envolvidos: Docentes do Núcleo Comum, Oficina Curriculares (Parte Diversificada), Equipe Pedagógica e Administrativa.

Parceiros: Estagiários do 5º Período do Curso de Pedagogia da Faculdade Guaraí – FAG e alunos do 1º e 2º Ano da Escola Municipal Integrada Leôncio de Sousa Miranda

Professora Orientadora: Itamara Costa Castro

Data: 15/06/2012    -    Período de Realização: Vespertino (Das 13h30 às 15h)

Componente Curricular: Matemática e Experiência Matemática

Objetivo: Envolver os alunos do 2º ao 5º ano em atividades lúdicas procurando despertar nos mesmos o raciocínio lógico-matemático através de resolução de problemas estimulando a curiosidade, o espírito de investigação e a criatividade na resolução de problemas.





A matemática é uma disciplina muito interessante e prazerosa para grande parte dos alunos e professores devido ao seu nível de complexidade e ao seu caráter desafiador.

A resolução de uma situação problema provoca uma excitação e uma satisfação imediata à pessoa que o resolve. Pode-se perceber assim, que a matemática tem uma influência persuasiva em nossas vidas cotidianas e contribui significamente para o desenvolvimento do raciocínio e da lógica nos alunos.

Partindo deste pressuposto, no dia 15 de Junho de 2012 ocorreu nesta Unidade de Educação e Ensino a primeira Gincana Matemática com os alunos do 2º ao 5º dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com o título “Matemática Divertida”. Esta ação pedagógica está contemplada no Projeto Político Pedagógico desta Unidade Escolar na ação de número 13 que prevê a realização semestral desta gincana.

Para realização desta ação, a Unidade Escolar contou com a parceria dos estagiários do curso de Pedagogia da Faculdade Guaraí – FAG, orientados pela professora de Metodologia do Ensino de Matemática e Ciências Itamara Costa Castro e dos alunos do 1º e 2º Ano da Escola Municipal Integrada Leôncio de Sousa Miranda que participaram das competições propostas.

Professora Orientadora do Trabalho – Itamara Castro – apresentando para os alunos a equipe de acadêmicos do curso de Pedagogia

Para a gincana a equipe de estagiários e os professores da escola montaram salas ambientes onde os alunos pudessem ser envolvidos em atividades diversificadas para utilização de estratégias próprias para resolução de problemas. As salas ambientes montadas subdividiram-se nas seguintes atividades e categorias: bingo matemático envolvendo as quatro operações, trilha matemática, árvore lógica, pescaria da adição e subtração, dado divertido e calculando o IMC – Índice de Massa Corporal.

Alunos participando da atividade: Árvore Lógica da Matemática
Alunos participando da trilha matemática


Alunos participando da pescaria da adição e subtração


Para esta gincana foi adotada a seguinte metodologia: os alunos foram organizados em sala em grupo e/ou individualmente (dependendo da atividade desenvolvida) e foram subdivididos em série (ano de estudo) para que pudessem participar de jogos adequados de acordo com o ano de estudo e faixa etária. As turmas visitaram a salas ambientes através de rodízio que acontecia a cada 30 minutos.

Para realização desta gincana matemática, os parceiros desta ação utilizaram-se de diversos recursos, como: papel cartão, papel seda, cartolina, lápis de cor, réguas, balança, pincéis atômicos e jogos pedagógicos diversos que abordam a questão matemática.

Alunos do 4º Ano “B” participando da trilha matemática com o auxílio do dado

Pode-se constatar ao final desta gincana que os alunos realmente gostam de estudar e aprender brincando, pois estes se envolveram ativamente das ações propostas. Os professores do núcleo comum e da parte diversificada (oficina curricular) da escola puderam perceber aquilo que eles já constatam em sala de aula, que os jogos atuam como um recurso enriquecedor das aulas e facilitador da aprendizagem e ajuda a sair da “mesmice” do trabalho com recursos comuns, como a lousa, o livro didático e caderno do aluno.
Diretora de Unidade Escolar realizando o agradecimento à equipe de estagiários do Curso de Pedagogia da Faculdade Guaraí – FAG
Equipe de estagiários do Curso de Pedagogia

No final da gincana, a Diretora de Unidade Escolar – Maria de Jesus Bandeira Soares – agradeceu à equipe de estagiários e aos professores e alunos da Unidade Escolar e da Escola Municipal Integrada Leôncio de Sousa Miranda pela participação desta ação pedagógica. Além disso, cada um dos estagiários do curso de Pedagogia recebeu um certificado simbólico de desenvolvimento da gincana na escola. Nesta ação, registrou-se também a presença da Coordenadora do Curso de Pedagogia Marilene Godoy, que acompanhou o encerramento das atividades.

Texto escrito e postado por: Adriano Miranda - Coordenador Pedagógico

Um comentário:

  1. Por favor, como posso montar a "ÁRVORE LÓGICA DA MATEMÁTICA?
    Vamos realizar uma gincana em nossa escola e gostaria de receber sugestões de provas divertidas
    para realizar com alunos do 4º ano.

    ResponderExcluir