Turmas Envolvidas: Alunos
do 2º Ano dos Iniciais do Ensino Fundamental
Professores Envolvidos: Maria
de Sousa Neta e Terezinha Gomes.
Datas de Aplicação: 20 e
21 de Junho/2012
Período de Aplicação: Matutino
(Das 8h às 9h15)
Componente Curricular: Língua
Portuguesa, Alfabetização e Letramento e Matemática.
Objetivo: Aplicar
a avaliação externa “Provinha Brasil” para os alunos do 2º Ano do Ensino
Fundamental para verificar as habilidades de alfabetização e alfabetização
matemática já consolidadas, visando redirecionar a prática pedagógica para se
atingir 100% de alfabetização nas turmas do 2º Ano até o final do ano letivo.
A
Provinha Brasil é uma avaliação externa do Ministério da Educação – MEC – de caráter
diagnóstico que visa auxiliar os(as) professores(as) do 2º Ano dos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental, Coordenadores Pedagógicos e Gestores Escolares
a identificar o desempenho de alfabetização e alfabetização matemática dos
alunos. Esta avaliação pretende não “rotular” os alunos que estão alfabetizados
e os que ainda não estão, mas objetiva fornecer informações necessárias aos profissionais
da escola a compreender quais as habilidades e competências que já foram
desenvolvidas pelos alunos nos aspectos de leitura, escrita, raciocínio lógico
e cálculo matemático e quais os conteúdos que deverão ser trabalhados sistematicamente
ao longo do ano escolar para que os discentes avancem no processo de ensino e
aprendizagem.
Segundo
o documento oficial desta avaliação externa, o “objetivo principal da avaliação é oferecer às redes de ensino um
instrumento para acompanhar a evolução do trabalho desenvolvido nas escolas, e
prevenir, assim, o diagnóstico tardio dos baixos níveis de alfabetização e
letramento e letramento matemático”.
Assim
sendo, o escopo central desta avaliação diagnóstica é o de contribuir com a
melhoria da qualidade de ensino e para a redução das desigualdades, em
consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas Diretrizes Nacionais
de Educação para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
A
“Provinha Brasil” foi aplicada nesta Unidade de Educação e Ensino entre os dias
20 e 21 de Junho de 2012 com as turmas do 2º Ano “A” e “B” para um total de 36
alunos, sendo que no dia 20/06/2012 os alunos realizaram a avaliação de Leitura
e no dia 21/06/2012 a avaliação de Matemática. A avaliação foi aplicada pelas
docentes Maria de Sousa Neta e Terezinha Gomes, acompanhadas pela Auxiliar de
Biblioteca Maria Aparecida Dias e pelo Coordenador Pedagógico Adriano Miranda.
Alunos do 2º Ano participando da Aplicação da
Avaliação
Através
da correção das avaliações, os docentes que atuam nestas turmas e a Coordenação
Pedagógica fez uma reflexão positiva de que as competências e habilidades
exigidas para esta etapa de ensino estão sendo consolidadas por grande parte
dos alunos, pois todos se encontram no nível 4 e 5 de alfabetização.
Professoras
do 2º Ano realizando a leitura das questões da Provinha Brasil
Segundo
o documento de correção da avaliação, no nível 4 os alunos são capazes de ler textos simples e são capazes de interpretá-los, localizando informações, realizando inferências e reconhecendo o assunto ou finalidade a partir da leitura autônoma desses textos.
Este
trabalho de sucesso é o resultado do esforço entre professores, equipe pedagógica
e diretiva no empenho da alfabetização com qualidade dos alunos desta Unidade
Escolar.
A
equipe docente e pedagógica espera que quando ocorrer a segunda etapa desta
avaliação no segundo semestre letivo que 100% dos alunos que estão no nível 4
tenham avançado para o nível 5 e que os que se encontram no nível 5 continuem neste nível e de alfabetização e aprofundem ainda mais a capacidade de leitura, scrita e raciocínio lógico-matemático.
Texto escrito e postado por: Adriano Miranda - Coordenador Pedagógico
SE PUDER ME AJUDAR ESSE É O MEU EMAIL: delzimarrodrigues@hotmail.com
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