quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Escola e parceiros realizam palestra sobre alimentação saudável e bullying


Turmas Envolvidas: Alunos do 2º e 5º Ano dos Iniciais do Ensino Fundamental

Professores Envolvidos: Docentes do Núcleo Comum e Oficinas Curriculares

Parceiros: Agentes de Saúde do Setor Pestana – Secretaria Municipal de Saúde

Data: 16/08/2012    -    Período de Realização: Matutino (Das 8h às 8h45)

Componente Curricular: Ciências

Objetivo: Ministrar uma palestra sobre alimentação saudável e bullying para os alunos do 2º ao 5º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para conscientizar os mesmos sobre a importância de ingerir alimentos saudáveis e de evitar práticas que caracterizam o bullying.

 


No dia 16 de agosto de 2012 ocorreu nesta Unidade de Educação e Ensino uma palestra sobre alimentação saudável e bullying realizada pelos agentes de saúde do Setor Pestana. Esta é mais uma de algumas palestras ministradas por estes parceiros nesta Unidade Escolar.

Os agentes de saúde demonstraram para os alunos que uma alimentação saudável é uma alimentação onde as pessoas comem bem e de forma equilibrada, contribuindo para a saúde intelectual e física (desnutrição e sobrepeso).


Alunos assistindo a palestra sobre alimentação saudável


Destacou-se também para os alunos que uma alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas seguindo a pirâmide alimentar e que se deve consumir açúcares, chocolates, comidas gorduras e refrigerantes com moderação.

Logo após a palestra, os agentes de saúde realizaram um teatro de fantoches sobre a temática abordada o que contribuiu para que os alunos compreendessem a importância de se adotar uma prática saudável na alimentação.


Agentes de saúde realizando o teatro de fantoches com a temática “alimentação saudável”


Em seguida, os alunos assistiram a uma peça teatral realizada pelos próprios agentes de saúde sobre o bullying. Estes explicaram que o bullying é uma situação caraterizada por agressão intencional, verbal ou física realizada por alguém contra uma determinada pessoa.

Os agentes de saúde destacaram na peça teatral que o bullying é uma prática que deve ser evitada e que todos precisam desenvolver a capacidade de respeitar e conviver com as diferenças de cada um.


Peça teatral realizada pelos agentes de saúde sobre bullying na escola

Assim, os agentes de saúde reforçaram que dentro do âmbito escolar os alunos devem evitar os seguintes atos que são considerados bullying:

·         Insultos aos colegas – incluindo apelidos depreciativos;

·         Acusar as pessoas sem ter provas;

·         Ataques físicos contra os colegas (brigas durante o intervalo);

·         Espalhar rumores negativos sobre as pessoas (“fuxico”);

·         Empurrões durante a fila;

·         Passar vergonha nos colegas na frente dos demais.

A equipe escolar espera que com estas e outras ações envolvendo estes assuntos, conscientizar os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável e principalmente do bullying, visando diminuir e amenizar os casos de indisciplina e violência ocorridas no âmbito escolar.

Texto Escrito e postado por: Adriano Miranda - Coordenador Pedagógico

Nenhum comentário:

Postar um comentário