Turmas Envolvidas: Alunos
do 4º e 5º Ano dos Iniciais do Ensino Fundamental
Professores Envolvidos: Docentes
do Núcleo Comum (Fernanda Alves da Silva, Raimunda Alves Diniz e Sandra José da
Silva).
Parceiros: Coordenação
Pedagógica do Núcleo Comum e Oficinas Curriculares
Data: 21/08/2012 - Período de Realização: Vespertino (Das 15h30
às 17h)
Componente Curricular: Matemática
e Experiência Matemática
Objetivo: Envolver
os alunos do 4º e 5º ano em atividades lúdicas procurando despertar nos mesmos
o raciocínio lógico-matemático através de resolução de problemas estimulando a
curiosidade, o espírito de investigação e a criatividade na resolução de
problemas.
A
escola tem o papel primordial de envolver os alunos em atividades lúdicas como
jogos e brincadeiras que despertem no educando o interesse pelas disciplinas do
currículo escolar e pelos conteúdos ensinados. O trabalho lúdico é ingrediente
indispensável no relacionamento interpessoal, pois possibilita o
desenvolvimento de atitudes e valores como: autoconhecimento, cooperação,
autonomia, criatividade e prazer em resolver situações problemas.
Partindo
deste pressuposto, a equipe de professores do núcleo comum do 4º Ano “A” e “B” e
do 5º Ano, sendo as professoras, respectivamente – Fernanda Alves da Silva,
Sandra José da Silva e Raimunda Alves Diniz – organizaram uma gincana de
matemática para os alunos destas respectivas turmas procurando trabalhar
conhecimentos básicos de matemática e de raciocínio lógico matemático.
A
gincana ocorreu no período vespertino das 15h30 às 17h. Os alunos foram
divididos em equipes para facilitar as respostas às perguntas que foram
projetadas no telão. Cada aluno recebeu também uma folha em branco numeradas de
1 a 30, para escrever a letra com a respectiva resposta da pergunta feita.
Coordenador
Pedagógico Adriano Miranda explicando para os alunos como procederia a gincana
matemática
Algo
que contribuiu significamente na realização da gincana foi o rodízio que
ocorreu entre os participantes. Assim, grande parte dos alunos das turmas teve
a oportunidade participar e responder as questões propostas.
Representantes
de turmas observando atentamente as perguntas que foram projetadas no telão
Antes
da realização da gincana propriamente dita, o coordenador pedagógico Adriano
Miranda explicou para os alunos alguns dos aspectos importantes do estudo na
disciplina de Matemática:
·
A Matemática nos cerca diariamente e
precisamos dela o todo instante para nossa sobrevivência;
·
Devemos respeitar o conhecimento e
aprendizado individual, pois cada um é um ser diferente do outro, cada um sabe
um pouco, e cada um aprende de sua forma, da sua maneira e que devemos respeitar
o ritmo de cada um;
·
A participação de todos é fundamental para o
sucesso desta atividade lúdica.
As
turmas pontuaram e a ordem dos ganhadores foram:
·
1º Lugar – Alunos do 4º Ano “A” – 16 pontos;
·
2º Lugar – Alunos do 4º Ano “B” – 15 pontos;
·
3º Lugar – Alunos do 5º Ano. – 13 pontos.
Professora
do 4º Ano “A” Fernanda Alves e sua turma feliz com a vitória na gincana de
Matemática
Os
alunos relataram que gostaram muito da realização da gincana conforme os
depoimentos abaixo:
“Eu gostei da gincana de Matemática porque teve várias
perguntas e foi muito legal e todo mundo gostou. Teve gente que errou e teve
gente que acertou. Teve perguntas fáceis e perguntas difíceis. Quem competiu
foi o 4º Ano “A”, 4º Ano “B” e o 5º Ano. Quem ganhou foi o 4º Ano “A” Quem
acertou a maioria das respostas foi a Emily e o João Victor Pereira. Eu adorei
a gincana mais o 5º Ano não conseguiu, mas espero que na próxima eles consigam
se sair melhor. Mas o que importa não é a vitória; é a intenção e aprender
mais”. (Andressa Laysa – Aluna do 4º Ano
“A”)
“Eu gostei da gincana porque a gincana é muito divertida
principalmente a gincana de Matemática que eu adoro. Eu gostei também que a
professora Sandra explicou as respostas que nós errávamos. Minha turma ficou em
2º lugar; nós competimos contra o 5º Ano e contra o 4º Ano “A”. O 4º Ano “A”
ficou em 1º lugar e o 5º Ano em 3º lugar e teve várias perguntas muito legais”.
(Marcos Vinícius Lima – Aluno do 4º Ano
“B”)
“Eu gostei da gincana de Matemática porque foi muito
divertida. A professora Sandra explicou as perguntas que nós errávamos e a
professora Fernanda também. Mesmo o 5º Ano perdendo a gincana foi muito boa. O
4º Ano “A” estava perdendo e acabou ganhando e a tristeza é que o 5º Ano perdeu
e o 4º Ano “A” ficou muito alegre e o 4º Ano “B” também, e o 5º Ano ficou
“chorando”. Que pena, mas pelo menos nós tentamos. Esperamos competir e ganhar
na próxima. (Artemízia de Oliveira –
Aluna do 5º Ano)
Ao
final da competição, o coordenador pedagógico Adriano Miranda explicou para os
alunos que numa gincana o principal é o espírito competitivo e que haverá
próximas gincanas e estes terão a oportunidade de participar novamente.
Incentivou-se também os alunos a continuar se dedicando aos estudos,
principalmente da disciplina de Matemática.
Texto Escrito e Postado por: Adriano Miranda - Coordenador Pedagógico
Colaboração: Alunos do 4º Ano "A", 4º Ano "B" e 5º Ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário