quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Alunos do 4º e 5º Ano participam de Gincana Matemática


Turmas Envolvidas: Alunos do 4º e 5º Ano dos Iniciais do Ensino Fundamental

Professores Envolvidos: Docentes do Núcleo Comum (Fernanda Alves da Silva, Raimunda Alves Diniz e Sandra José da Silva).

Parceiros: Coordenação Pedagógica do Núcleo Comum e Oficinas Curriculares

Data: 21/08/2012    -    Período de Realização: Vespertino (Das 15h30 às 17h)

Componente Curricular: Matemática e Experiência Matemática

Objetivo: Envolver os alunos do 4º e 5º ano em atividades lúdicas procurando despertar nos mesmos o raciocínio lógico-matemático através de resolução de problemas estimulando a curiosidade, o espírito de investigação e a criatividade na resolução de problemas.

 

A escola tem o papel primordial de envolver os alunos em atividades lúdicas como jogos e brincadeiras que despertem no educando o interesse pelas disciplinas do currículo escolar e pelos conteúdos ensinados. O trabalho lúdico é ingrediente indispensável no relacionamento interpessoal, pois possibilita o desenvolvimento de atitudes e valores como: autoconhecimento, cooperação, autonomia, criatividade e prazer em resolver situações problemas.

Partindo deste pressuposto, a equipe de professores do núcleo comum do 4º Ano “A” e “B” e do 5º Ano, sendo as professoras, respectivamente – Fernanda Alves da Silva, Sandra José da Silva e Raimunda Alves Diniz – organizaram uma gincana de matemática para os alunos destas respectivas turmas procurando trabalhar conhecimentos básicos de matemática e de raciocínio lógico matemático.

A gincana ocorreu no período vespertino das 15h30 às 17h. Os alunos foram divididos em equipes para facilitar as respostas às perguntas que foram projetadas no telão. Cada aluno recebeu também uma folha em branco numeradas de 1 a 30, para escrever a letra com a respectiva resposta da pergunta feita.


Coordenador Pedagógico Adriano Miranda explicando para os alunos como procederia a gincana matemática


Algo que contribuiu significamente na realização da gincana foi o rodízio que ocorreu entre os participantes. Assim, grande parte dos alunos das turmas teve a oportunidade participar e responder as questões propostas.


Representantes de turmas observando atentamente as perguntas que foram projetadas no telão


Antes da realização da gincana propriamente dita, o coordenador pedagógico Adriano Miranda explicou para os alunos alguns dos aspectos importantes do estudo na disciplina de Matemática:

·         A Matemática nos cerca diariamente e precisamos dela o todo instante para nossa sobrevivência;

·         Devemos respeitar o conhecimento e aprendizado individual, pois cada um é um ser diferente do outro, cada um sabe um pouco, e cada um aprende de sua forma, da sua maneira e que devemos respeitar o ritmo de cada um;

·         A participação de todos é fundamental para o sucesso desta atividade lúdica.

As turmas pontuaram e a ordem dos ganhadores foram:

·         1º Lugar – Alunos do 4º Ano “A” – 16 pontos;

·         2º Lugar – Alunos do 4º Ano “B” – 15 pontos;

·         3º Lugar – Alunos do 5º Ano. – 13 pontos.


Professora do 4º Ano “A” Fernanda Alves e sua turma feliz com a vitória na gincana de Matemática


Os alunos relataram que gostaram muito da realização da gincana conforme os depoimentos abaixo:
 

“Eu gostei da gincana de Matemática porque teve várias perguntas e foi muito legal e todo mundo gostou. Teve gente que errou e teve gente que acertou. Teve perguntas fáceis e perguntas difíceis. Quem competiu foi o 4º Ano “A”, 4º Ano “B” e o 5º Ano. Quem ganhou foi o 4º Ano “A” Quem acertou a maioria das respostas foi a Emily e o João Victor Pereira. Eu adorei a gincana mais o 5º Ano não conseguiu, mas espero que na próxima eles consigam se sair melhor. Mas o que importa não é a vitória; é a intenção e aprender mais”. (Andressa Laysa – Aluna do 4º Ano “A”)

 

“Eu gostei da gincana porque a gincana é muito divertida principalmente a gincana de Matemática que eu adoro. Eu gostei também que a professora Sandra explicou as respostas que nós errávamos. Minha turma ficou em 2º lugar; nós competimos contra o 5º Ano e contra o 4º Ano “A”. O 4º Ano “A” ficou em 1º lugar e o 5º Ano em 3º lugar e teve várias perguntas muito legais”. (Marcos Vinícius Lima – Aluno do 4º Ano “B”)

 

“Eu gostei da gincana de Matemática porque foi muito divertida. A professora Sandra explicou as perguntas que nós errávamos e a professora Fernanda também. Mesmo o 5º Ano perdendo a gincana foi muito boa. O 4º Ano “A” estava perdendo e acabou ganhando e a tristeza é que o 5º Ano perdeu e o 4º Ano “A” ficou muito alegre e o 4º Ano “B” também, e o 5º Ano ficou “chorando”. Que pena, mas pelo menos nós tentamos. Esperamos competir e ganhar na próxima. (Artemízia de Oliveira – Aluna do 5º Ano)

 
Ao final da competição, o coordenador pedagógico Adriano Miranda explicou para os alunos que numa gincana o principal é o espírito competitivo e que haverá próximas gincanas e estes terão a oportunidade de participar novamente. Incentivou-se também os alunos a continuar se dedicando aos estudos, principalmente da disciplina de Matemática.


Texto Escrito e Postado por: Adriano Miranda - Coordenador Pedagógico
Colaboração: Alunos do 4º Ano "A", 4º Ano "B" e 5º Ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário