Professores Envolvidos: Profissionais
da Educação que exercem função docente e/ou equivalente
Datas de Realização: 17
de Agosto de 2012
Período de Realização: Vespertino
(Das 13h às 17h)
Componente Curricular: Núcleo
Comum e Oficinas Curriculares
Objetivo: Realizar
uma formação continuada com os professores do núcleo comum e oficinas
curriculares, apoio escolar e demais profissionais da educação para que os
mesmos possam refletir sobre seu papel na educação de qualidade social.
“É
aprendendo que se ensina”
Investir
na formação continuada dos profissionais da educação é um dos mecanismos
essenciais para o fortalecimento da prática docente e do aprimoramento educacional
que favorece a adoção de novas estratégias de ensino para efetivar e facilitar
a aprendizagem do aluno.
Partindo
deste pressuposto, no dia 17 de agosto de 2012 ocorreu nesta Unidade Escolar um
momento de formação continuada onde os profissionais docentes, pedagógicos e
administrativos puderam ler textos específicos e refletir sobre sua prática
enquanto profissional da educação comprometido com a qualidade social do ensino
ofertado aos discentes desta Unidade Escolar. A pauta estabelecida na formação
abrangeu pontos específicos sobre esta temática, o que facilitou a compreensão
dos textos e discussão dos mesmos.
A
formação iniciou-se com as boas vindas realizada pelo Coordenador Pedagógico
Adriano Miranda que destacou que esta formação foi planejada inicialmente para
os docentes que atuam no Programa Circuito Campeão, mas que devido a abrangência
dos textos estabelecidos e dos mesmos trazem uma reflexão sobre a prática
profissional de todos os envolvidos nos âmbito escolar os demais profissionais
da educação que exercem função equivalente à docente tiveram a oportunidade de
participar da formação.
O
primeiro momento para a acolhida da formação, o coordenador Adriano Miranda
realizou a leitura da mensagem “A
verdadeira beleza”. Esta mensagem reflexiva destaca a importância de se
estabelecer relações pessoais de relacionamento no local de trabalho e na vida
cotidiana.
Coordenador
Pedagógico Adriano Miranda realizando a abertura da formação continuada
Em
seguida, o coordenador pedagógico Adriano Miranda realizou a apresentação e
discussão dos slides fornecidos na
Formação Continuada para Coordenadores Pedagógicos oferecido pela Secretaria da
Educação – SEDUC – que ocorreu em Palmas-TO entre os dias 6 e 7 de julho.
Os
slides apresentados trazem uma
análise e reflexão sobre os resultados finais dos índices de alfabetização
obtidos durante o ano de 2011 conforme os dados do Sistema Instituto Ayrton
Senna – SIASI. Logo em seguida, o coordenador pedagógico Adriano Miranda
realizou a apresentação sistematizada das fichas de leitura e escrita e do
acompanhamento da coordenação pedagógica por Diretoria Regional de Ensino
referente ao mês de Junho/2012.
Coordenador
Pedagógico realizando a apresentação sistematizada das fichas de acompanhamento
referente ao mês de Junho/2012
Nesta
apresentação, os profissionais da educação tiveram a oportunidade de refletir
sobre como aprimorar sua prática e adotar ações viáveis para fazer com que os
alunos concluam o final do ano letivo dominando ao máximo possível as
competências e as habilidades para o ano que estuda.
Logo
após esta apresentação, os docentes e profissionais da educação foram subdivididos
em grupos para estudar os textos reflexivos sugeridos na formação continuada
para os coordenadores pedagógicos.
Os
grupos foram divididos para ler, analisar e socializar os textos da seguinte
maneira:
·
Grupo
1:
Professores do 2º Ano “A” e “B” – Assertividade e dez competências para o
século 21;
·
Grupo
2:
Professores do 3º Ano “A” e “B” – Boas práticas docentes para o ensino da
Matemática;
·
Grupo
3:
Professores do 4º Ano “A” e “B” e 5º Ano: Autoridade de dentro: os medos de
cada um e os quatro pilares da educação;
·
Grupo
4:
Estudo do Foco: A gestão e o perfil profissional do gestor.
Foi
estabelecido que cada grupo teria 45 minutos para realizar a leitura e
discussão dos textos para em seguida socializa-los com os demais colegas da
formação.
Professores
realizando a socialização dos textos na formação
Após
a socialização e reflexão dos textos da formação continuada, o coordenador
pedagógico Adriano Miranda apresentou os índices e disciplinas críticas do 2º
bimestre letivo – que concentram-se grande parte nas disciplinas de Língua Portuguesa,
Matemática, Ciências, Geografia e História. Foi conversado com os professores
que é necessário neste segundo semestre letivo estabelecer ações conjuntas de
modo a elevar a qualidade do ensino ofertado e consequentemente os índices de
aprendizagem.
Apresentou-se
aos profissionais da educação presentes na reunião o resultado das avaliações
externas: Provinha Brasil (2º ano) e Prova Brasil (5º Ano). Durante a
apresentação percebeu-se que os alunos do 2º Ano se saíram muito bem na
avaliação de Língua Portuguesa e Matemática e que ainda não se conseguiu
atingir a projeção do Ministério da Educação – MEC – na avaliação do 5º Ano
(Prova Brasil).
Como
a pauta da formação estava muito arrojada e o tempo não permitiu abordar todos
os aspectos estabelecidos, o coordenador Adriano Miranda comentou que
apresentaria para os professores do 2º e 3º ano as Matrizes de Habilidades
destas turmas conforme está presente no SGE – Sistema de Gestão Escolar – e o
site Rede Vencer, que incentiva o trabalho com o tema transversal Meio Ambiente
e Sustentabilidade.
Durante
a formação continuada, a Diretora de Unidade Escolar – Maria de Jesus Bandeira
Soares – apresentou para os docentes e profissionais da educação os novos
laptops educacionais distribuídos pela Secretaria da Educação para ser
utilizado nesta Unidade Escolar como recursos facilitador da aprendizagem.
Diretora
de Unidade Escolar – Maria de Jesus Bandeira Soares – realizando a apresentação
do novo laptop educacional aos docentes na formação
Para
finalizar a formação continuada, os profissionais da educação assistiram ao
vídeo “Pedagogia: Cotidiano Escolar”,
que faz uma abordagem reflexiva sobre o ensino e a aprendizagem por parte do
aluno e o papel do professor como facilitador deste processo.
Texto Escrito e postado por: Adriano Miranda - Coordenador Pedagógico
Nenhum comentário:
Postar um comentário