quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Profissionais da educação participam de Formação Continuada


Professores Envolvidos: Profissionais da Educação que exercem função docente e/ou equivalente

Datas de Realização: 17 de Agosto de 2012

Período de Realização: Vespertino (Das 13h às 17h)

Componente Curricular: Núcleo Comum e Oficinas Curriculares

Objetivo: Realizar uma formação continuada com os professores do núcleo comum e oficinas curriculares, apoio escolar e demais profissionais da educação para que os mesmos possam refletir sobre seu papel na educação de qualidade social.

 

“É aprendendo que se ensina”

 

Investir na formação continuada dos profissionais da educação é um dos mecanismos essenciais para o fortalecimento da prática docente e do aprimoramento educacional que favorece a adoção de novas estratégias de ensino para efetivar e facilitar a aprendizagem do aluno.

Partindo deste pressuposto, no dia 17 de agosto de 2012 ocorreu nesta Unidade Escolar um momento de formação continuada onde os profissionais docentes, pedagógicos e administrativos puderam ler textos específicos e refletir sobre sua prática enquanto profissional da educação comprometido com a qualidade social do ensino ofertado aos discentes desta Unidade Escolar. A pauta estabelecida na formação abrangeu pontos específicos sobre esta temática, o que facilitou a compreensão dos textos e discussão dos mesmos.

A formação iniciou-se com as boas vindas realizada pelo Coordenador Pedagógico Adriano Miranda que destacou que esta formação foi planejada inicialmente para os docentes que atuam no Programa Circuito Campeão, mas que devido a abrangência dos textos estabelecidos e dos mesmos trazem uma reflexão sobre a prática profissional de todos os envolvidos nos âmbito escolar os demais profissionais da educação que exercem função equivalente à docente tiveram a oportunidade de participar da formação.

O primeiro momento para a acolhida da formação, o coordenador Adriano Miranda realizou a leitura da mensagem “A verdadeira beleza”. Esta mensagem reflexiva destaca a importância de se estabelecer relações pessoais de relacionamento no local de trabalho e na vida cotidiana.


Coordenador Pedagógico Adriano Miranda realizando a abertura da formação continuada


Em seguida, o coordenador pedagógico Adriano Miranda realizou a apresentação e discussão dos slides fornecidos na Formação Continuada para Coordenadores Pedagógicos oferecido pela Secretaria da Educação – SEDUC – que ocorreu em Palmas-TO entre os dias 6 e 7 de julho.

Os slides apresentados trazem uma análise e reflexão sobre os resultados finais dos índices de alfabetização obtidos durante o ano de 2011 conforme os dados do Sistema Instituto Ayrton Senna – SIASI. Logo em seguida, o coordenador pedagógico Adriano Miranda realizou a apresentação sistematizada das fichas de leitura e escrita e do acompanhamento da coordenação pedagógica por Diretoria Regional de Ensino referente ao mês de Junho/2012.


Coordenador Pedagógico realizando a apresentação sistematizada das fichas de acompanhamento referente ao mês de Junho/2012



Nesta apresentação, os profissionais da educação tiveram a oportunidade de refletir sobre como aprimorar sua prática e adotar ações viáveis para fazer com que os alunos concluam o final do ano letivo dominando ao máximo possível as competências e as habilidades para o ano que estuda.

Logo após esta apresentação, os docentes e profissionais da educação foram subdivididos em grupos para estudar os textos reflexivos sugeridos na formação continuada para os coordenadores pedagógicos.

Os grupos foram divididos para ler, analisar e socializar os textos da seguinte maneira:

·         Grupo 1: Professores do 2º Ano “A” e “B” – Assertividade e dez competências para o século 21;

·         Grupo 2: Professores do 3º Ano “A” e “B” – Boas práticas docentes para o ensino da Matemática;

·         Grupo 3: Professores do 4º Ano “A” e “B” e 5º Ano: Autoridade de dentro: os medos de cada um e os quatro pilares da educação;

·         Grupo 4: Estudo do Foco: A gestão e o perfil profissional do gestor.

Foi estabelecido que cada grupo teria 45 minutos para realizar a leitura e discussão dos textos para em seguida socializa-los com os demais colegas da formação.





Professores realizando a socialização dos textos na formação

Após a socialização e reflexão dos textos da formação continuada, o coordenador pedagógico Adriano Miranda apresentou os índices e disciplinas críticas do 2º bimestre letivo – que concentram-se grande parte nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História. Foi conversado com os professores que é necessário neste segundo semestre letivo estabelecer ações conjuntas de modo a elevar a qualidade do ensino ofertado e consequentemente os índices de aprendizagem.

Apresentou-se aos profissionais da educação presentes na reunião o resultado das avaliações externas: Provinha Brasil (2º ano) e Prova Brasil (5º Ano). Durante a apresentação percebeu-se que os alunos do 2º Ano se saíram muito bem na avaliação de Língua Portuguesa e Matemática e que ainda não se conseguiu atingir a projeção do Ministério da Educação – MEC – na avaliação do 5º Ano (Prova Brasil).

Como a pauta da formação estava muito arrojada e o tempo não permitiu abordar todos os aspectos estabelecidos, o coordenador Adriano Miranda comentou que apresentaria para os professores do 2º e 3º ano as Matrizes de Habilidades destas turmas conforme está presente no SGE – Sistema de Gestão Escolar – e o site Rede Vencer, que incentiva o trabalho com o tema transversal Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Durante a formação continuada, a Diretora de Unidade Escolar – Maria de Jesus Bandeira Soares – apresentou para os docentes e profissionais da educação os novos laptops educacionais distribuídos pela Secretaria da Educação para ser utilizado nesta Unidade Escolar como recursos facilitador da aprendizagem.


Diretora de Unidade Escolar – Maria de Jesus Bandeira Soares – realizando a apresentação do novo laptop educacional aos docentes na formação


Para finalizar a formação continuada, os profissionais da educação assistiram ao vídeo “Pedagogia: Cotidiano Escolar”, que faz uma abordagem reflexiva sobre o ensino e a aprendizagem por parte do aluno e o papel do professor como facilitador deste processo.

Texto Escrito e postado por: Adriano Miranda - Coordenador Pedagógico

Nenhum comentário:

Postar um comentário