sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Alunos do 2º Ano participam de Gincana de Soletração


Turmas Envolvidas: Alunos do 2º Ano dos Iniciais do Ensino Fundamental

Professores Envolvidos: Terezinha Gomes e Maria de Sousa Neta

Parceiros: Coordenação Pedagógica do Núcleo Comum

Data: 12/09/2012    -    Período de Realização: Vespertino (Das 13h20 às 14h30)

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Objetivo: Realizar uma gincana de soletração com os alunos do 2º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para que estes possam despertar o interesse pela Língua Portuguesa, aumentar o vocabulário e perceber a importância da escrita ortográfica correta das palavras.

 

No dia 12 de setembro de 2012 ocorreu nesta Unidade de Educação e Ensino a Gincana Anual de Soletração dos alunos do 2º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esta ação está presente no Projeto Político Pedagógico desta Unidade Escolar.

O principal objetivo desta ação pedagógica é sistematizar a consciência fonológica e escrita dos alunos do 2º Ano que se encontram em processo de alfabetização e letramento, despertando concomitantemente o interesse pela Língua Portuguesa, aumentando o vocabulário.

Para realização desta dinâmica estiveram envolvidos as professora do Núcleo Comum – Maria de Sousa Santos Neta (2º Ano “A”) e Terezinha Gomes (2º Ano “B”), os alunos das respectivas turmas que totalizam 36 e o Coordenador do Núcleo Comum – Adriano Miranda. Os recursos tecnológicos utilizados para que se obtivesse êxito na realização desta ação foram: o projetor multimídia, caixa de som amplificada, microfone, um notebook e um software com o programa “Soletrando”.

Primeiramente, os alunos foram divididos em equipes da seguinte maneira: os alunos do 2º Ano “A” pertenciam à equipe verde e os do 2º Ano “B” à equipe roxa. Para facilitar a visualização das equipes foi distribuído para os alunos balões com as respectivas cores para animar ainda mais a competição.

As equipes foram representadas por 2 alunos das turmas o que facilitou o processo de disputa e de soletração das palavras. Antes dos alunos iniciarem o processo de soletração, o Coordenador Pedagógico Adriano Miranda explicou para as equipes verde e roxa que durante a gincana não era permitido aos alunos ficarem conversando ou dando “palpites” nas palavras que eram geradas pelo programa para os alunos participantes.

Em seguida, a professora Maria de Sousa Neta explicou-se também para os alunos que os mesmos deveriam ter muita atenção para responder corretamente as palavras que fossem solicitadas para soletração.


Coordenador Pedagógico Adriano Miranda e Professora Maria de Sousa Neta apresentando para os alunos as regras da gincana.


Equipe Verde (2º Ano “A”) comemorando uma pontuação na gincana.
  Equipe Roxa (2º Ano “B”) comemorando uma pontuação na gincana.


Coordenador Pedagógico – Adriano Miranda – explicando para os alunos uma questão ortográfica de uma das palavras da gincana.



No final da gincana a equipe roxa – alunos do 2º Ano “B” saíram vitoriosos marcando 15 pontos, enquanto a equipe verde – alunos do 2º Ano “A” marcaram 12 pontos. Os alunos gostaram muito da gincana e disseram que:

 
“Eu gostei porque eu participei da gincana e não foi só eu que ganhei premiação, todos ganharam. Nós ganhamos beijinho, bombom e bis. Eu também gostei quanto estouramos os balões”. (Heryka Brigagão – Aluna do 2º Ano “B”)

“Eu gostei de participar. Meu grupo perdeu, mas nós ganhamos um brinde no final e foi muito bom”. (Bárbara Cunha – Aluna do 2º Ano “A”)

“Eu gostei da premiação. Eu ganhei balão verde. Eu participei da gincana e foi muito bom”. (João Victor Coelho – Aluno do 2º Ano “A”)

“Eu gostei porque eu representei minha turma e ela ganhou e todos no final receberam um brinde”. (Renata Martins – Aluna do 2º Ano “B”)


Através da realização desta gincana a equipe pedagógica e docente envolvida puderam constatar os seguintes aspectos apontados como fatores positivos e de sucesso da ação:

·         Os alunos participaram ativamente e se sentiram motivados, aprendendo e se divertindo ao mesmo tempo;

·         A gincana de soletração possibilitou aos alunos aumentar sua aprendizagem sobre a formação das palavras, uma vez que estes foram “forçados” a enfrentar níveis crescentes de desafios para soletração através do fator tentativa/acerto/erro;

·         A gincana oportunizou aos alunos o aprimoramento das habilidades cognitivas, pois estes foram desafiados a elaborar diferentes estratégias para vencer os desafios de soletrar corretamente as palavras, exercitando assim habilidades de tomada de decisões e de raciocínio rápido e ao mesmo tempo criativo, além de estimular a curiosidade e o ensino por descoberta.

 Texto escrito e postado por: Adriano Miranda – Coordenador Pedagógico

Nenhum comentário:

Postar um comentário