Turmas Envolvidas: Alunos
do 2º Ano dos Iniciais do Ensino Fundamental
Professores Envolvidos: Terezinha
Gomes e Maria de Sousa Neta
Parceiros: Coordenação
Pedagógica do Núcleo Comum
Data: 12/09/2012 - Período de Realização: Vespertino (Das 13h20
às 14h30)
Componente Curricular: Língua
Portuguesa
Objetivo: Realizar
uma gincana de soletração com os alunos do 2º Ano dos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental para que estes possam despertar o interesse pela Língua Portuguesa,
aumentar o vocabulário e perceber a importância da escrita ortográfica correta
das palavras.
No
dia 12 de setembro de 2012 ocorreu nesta Unidade de Educação e Ensino a Gincana Anual de Soletração dos alunos
do 2º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esta ação está presente no
Projeto Político Pedagógico desta Unidade Escolar.
O
principal objetivo desta ação pedagógica é sistematizar a consciência
fonológica e escrita dos alunos do 2º Ano que se encontram em processo de alfabetização
e letramento, despertando concomitantemente o interesse pela Língua Portuguesa,
aumentando o vocabulário.
Para
realização desta dinâmica estiveram envolvidos as professora do Núcleo Comum –
Maria de Sousa Santos Neta (2º Ano “A”) e Terezinha Gomes (2º Ano “B”), os
alunos das respectivas turmas que totalizam 36 e o Coordenador do Núcleo Comum
– Adriano Miranda. Os recursos tecnológicos utilizados para que se obtivesse
êxito na realização desta ação foram: o projetor multimídia, caixa de som
amplificada, microfone, um notebook e um software com o programa “Soletrando”.
Primeiramente,
os alunos foram divididos em equipes da seguinte maneira: os alunos do 2º Ano
“A” pertenciam à equipe verde e os do 2º Ano “B” à equipe roxa. Para facilitar
a visualização das equipes foi distribuído para os alunos balões com as
respectivas cores para animar ainda mais a competição.
As
equipes foram representadas por 2 alunos das turmas o que facilitou o processo
de disputa e de soletração das palavras. Antes dos alunos iniciarem o processo
de soletração, o Coordenador Pedagógico Adriano Miranda explicou para as
equipes verde e roxa que durante a gincana não era permitido aos alunos ficarem
conversando ou dando “palpites” nas palavras que eram geradas pelo programa
para os alunos participantes.
Em
seguida, a professora Maria de Sousa Neta explicou-se também para os alunos que
os mesmos deveriam ter muita atenção para responder corretamente as palavras
que fossem solicitadas para soletração.
Coordenador
Pedagógico Adriano Miranda e Professora Maria de Sousa Neta apresentando para
os alunos as regras da gincana.
Equipe
Verde (2º Ano “A”) comemorando uma pontuação na gincana.
Equipe
Roxa (2º Ano “B”) comemorando uma pontuação na gincana.
Coordenador
Pedagógico – Adriano Miranda – explicando para os alunos uma questão
ortográfica de uma das palavras da gincana.
No final da gincana a equipe roxa – alunos do 2º Ano “B” saíram vitoriosos marcando 15 pontos, enquanto a equipe verde – alunos do 2º Ano “A” marcaram 12 pontos. Os alunos gostaram muito da gincana e disseram que:
“Eu gostei porque eu participei da gincana e não foi só
eu que ganhei premiação, todos ganharam. Nós ganhamos beijinho, bombom e bis.
Eu também gostei quanto estouramos os balões”. (Heryka Brigagão – Aluna do 2º
Ano “B”)
“Eu gostei de participar. Meu grupo perdeu, mas nós
ganhamos um brinde no final e foi muito bom”. (Bárbara Cunha – Aluna do 2º Ano
“A”)
“Eu gostei da premiação. Eu ganhei balão verde. Eu
participei da gincana e foi muito bom”. (João Victor Coelho – Aluno do 2º Ano
“A”)
“Eu gostei porque eu representei minha turma e ela ganhou
e todos no final receberam um brinde”. (Renata Martins – Aluna do 2º Ano “B”)
Através
da realização desta gincana a equipe pedagógica e docente envolvida puderam
constatar os seguintes aspectos apontados como fatores positivos e de sucesso
da ação:
·
Os alunos participaram ativamente e se
sentiram motivados, aprendendo e se divertindo ao mesmo tempo;
·
A gincana de soletração possibilitou aos
alunos aumentar sua aprendizagem sobre a formação das palavras, uma vez que
estes foram “forçados” a enfrentar níveis crescentes de desafios para
soletração através do fator tentativa/acerto/erro;
·
A gincana oportunizou aos alunos o
aprimoramento das habilidades cognitivas, pois estes foram desafiados a
elaborar diferentes estratégias para vencer os desafios de soletrar corretamente
as palavras, exercitando assim habilidades de tomada de decisões e de
raciocínio rápido e ao mesmo tempo criativo, além de estimular a curiosidade e
o ensino por descoberta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário