sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Alunos do 4º Ano "B" participam de aula campo


Turmas Envolvidas: Alunos do 4º Ano “B” dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Professores Envolvidos: Sandra José da Silva
Parceiros: Coordenação Pedagógica do Núcleo Comum, Diretoria Regional de Ensino e APAE de Guaraí-TO.
Data: 13/09/2012    -    Período de Realização: Matutino (Das 8h às 9h30)
Componente Curricular: Geografia e Ciências
Objetivo: Realizar uma aula de campo com os alunos do 4º Ano “B” para que estes conheçam o curso de fabricação de tijolos (transformação da matéria prima em produto), o maquinário e os aspectos de sustentabilidade utilizados durante o processo e exercitem a capacidade de registro imagético, multimídia e textual.
 
 
“As aulas [...] desenvolvidas em ambientes naturais têm sido apontadas como uma metodologia eficaz tanto por envolverem e motivarem crianças e jovens nas atividades educativas, quanto por constituírem um instrumento de superação da fragmentação do conhecimento”.
(Tatiana Seniciato & Osmar Cavassan)
 
 
As aulas de campo tornam-se numa prática de suma importância para a compreensão e leitura de diferentes espaços e no aprofundamento dos conteúdos estudados em sala de aula, devido à possibilidade de estreitamento entre a teoria e a prática.
No dia 13 de Setembro deste ano, os alunos do 4º Ano “B” realizaram uma visita a uma cerâmica de fabricação de tijolos. O objetivo da professora da turma – Sandra José – era a de demonstrar aos alunos o processo de fabricação de tijolos e os aspectos sustentáveis existentes no seu curso. Esta ação presente no Projeto Político Pedagógico desta Unidade Escolar contou com a parceria da Diretoria Regional de Ensino de Guaraí, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) que cederam o Transporte Escolar para deslocamento dos alunos da escola até ao local a ser visitado.
 
 

Ônibus escolar utilizado no translado dos alunos da escola ao local a ser visitado.


 
Para o sucesso desta aula campo, os alunos utilizaram os laptops educacionais do Programa UCA – Um Computador por Aluno – para realizar o registro imagético e multimídia do processo estudado in loco para auxiliá-los na sistematização do conhecimento estudado na sala de aula.
Na Cerâmica Maranata, os alunos foram recebidos pelo Senhor Geraldo, o proprietário do estabelecimento. O primeiro local que os alunos conheceram foi o local onde é depositada a argila para a fabricação do tijolo. Ele explicou para os discentes que a argila é misturada com a água e em seguida é levada para uma máquina chamada maromba, onde é prensado e em seguida cortado no tamanho correto.

 

Alunos conhecendo a matéria-prima utilizada na fabricação dos tijolos e a transformação da mesma no produto final.

 


Depois de conhecer os maquinários os alunos visualizaram o espaço onde é guardado os tijolos antes de passar pelo processo de assadura. O próximo espaço conhecido foi as fornalhas onde os tijolos são assados a uma temperatura que ultrapassa os 1000 graus, segundo explicação do Senhor Geraldo.
Os alunos questionaram o porquê que havia tanta madeira cortada estocada na cerâmica. O Senhor Geraldo explicou para estes que as madeiras são utilizadas nas fornalhas como combustível para cozimento dos tijolos.
 
 
 

Alunos conhecendo a fornalha onde os tijolos são assados.

 
 
O último local que os alunos conheceram foram as chaminés da cerâmica, por onde saí o calor presente nas fornalhas durante o processo de cozimento do tijolo. Para finalizar a visita, a professora da turma, Sandra José, agradeceu ao Senhor Geraldo por tê-los recebidos.
 
 
 

Alunos conhecendo as três chaminés presentes na cerâmica.
 
 
Os alunos do 4º Ano “B” registraram todo o trajeto com os laptops educacionais e realizaram uma produção de texto ao retornarem para a escola sobre esta aula campo. Alguns comentaram por escrito o seguinte sobre esta aula:
 
 
 
“No dia 13 de setembro fomos à cerâmica Maranata. Lá descobrimos que para fazer o tijolo precisa de argila e água e as máquinas utilizadas no processo são: maromba e dois cilindros. Depois disso o tijolo vai para um forno e depois de quatro dias eles colocam um ventilador gigante para esfriar o tijolo. E para não poluir o meio ambiente tem uma chaminé subterrânea. O dono da cerâmica é o Senhor Geraldo. Depois que o tijolo saí da fornalha os trabalhadores levam os tijolos para o caminhão e depois os distribui nas lojas. Nós levamos os laptops para tirar fotos e fomos no ônibus da APAE e as fotos vão ser colocas no blog da escola”. (Nicolly Ramos)
 
 
 
“Nos fomos na cerâmica no dia 13 de setembro às 8h da manhã. Conhecemos como se faz o tijolo de argila e como eles são assados: eles tiram os tijolos da fornalha depois de 4 dias e a fumaça saí por debaixo da terra até chegar nas três chaminés. O dono da cerâmica é o seu Geraldo lá foi muito gostoso e quando eu cheguei na escola tive que lavar meus pés, porque eles estavam sujos. Eu gostei muito do passeio e registrei tudo no meu laptop”. (Aldair Sousa)
 
 
 
“No dia 13 de setembro nós do 4º Ano “B” fomos ao passeio na cerâmica. Fomos no ônibus da APAE. Lá onde fomos eles fazem tijolos. Quando chegamos lá o dono da fábrica que se chama Geraldo nos mostrou como faz os tijolos. Nos surpreendemos com o tamanho deles. Eles são cortados numa máquina chamada maromba. Depois de cortados eles são levados para as fornalhas onde tiramos fotos e também das três chaminés com o meu laptop. Só fiquei triste quando viemos embora. Quando chegamos na escola a professora Sandra pediu que fizéssemos um texto e todos nós nos alegramos porque ela ia colocar a gente no blog da escola e toda cidade ia ver a gente morrendo de alegria”. (Thais dos Santos)
 
 
 
“Nós fomos à cerâmica e aprendemos como se faz tijolos que é muito legal. Lá nós conhecemos como sai o tijolo cru e eles botam o tijolo cru na fornalha e eles tiram o tijolo da fornalha só depois de 4 dias. Nós conhecemos as chaminés subterrâneas e uma das chaminés foi feita em 1997. Lá tem uma máquina nova e levamos os laptops, tiramos fotos e fizemos alguns vídeos. Lá é feito o tijolo só com água e argila e nós fomos na cerâmica no ônibus da APAE e as fotos vão para o blog da escola”. (Marcos Vinícius Lima)
 
 
 
“No dia 13 fomos na cerâmica Maranata onde faz tijolos. Lá também nós fizemos muitas perguntas para o Geraldo, o dono da cerâmica. Lá tem uma fornalha que assa os tijolos e depois de assados eles levam os tijolos para um ventilador gigante para esfriar e depois de 4 dias eles estão prontos para serem vendidos. E os alunos da escola levaram os laptops e fomos no ônibus da APAE e usamos os laptops para tirar fotos e depois mandar para o blog da escola”. (Marks Sebastião Almeida)
 
 
 
 
Com a realização desta aula campo e no retorno para a escola, a professora iniciou o processo de sistematização do conhecimento dos alunos onde os mesmos puderam expor suas impressões, tecer comentários e trocar informações com os colegas. Estes apresentaram as fotografias e os vídeos que fizeram nos laptops educacionais do Programa UCA. Cada um dos alunos que participaram desta ação fizeram uma produção de texto, para sistematizar o passeio realizado, conforme transcrito acima.
Com a realização desta ação, a equipe pedagógica, os alunos e a professora do Núcleo Comum Sandra José perceberam que esta atividade contribuiu significamente com a construção do conhecimento por parte dos discentes, visto que estes foram os protagonistas da ação.
 
Texto escrito e postado por: Adriano Miranda – Coordenador Pedagógico


Um comentário:

  1. Iniciativa como essa é que faz a diferença na aprendizagem dos educandos. Parabéns toda equipe.
    Madalena

    ResponderExcluir