Turmas Envolvidas: Alunos do 4º Ano “B” dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Professores Envolvidos: Sandra
José da Silva
Parceiros: Coordenação
Pedagógica do Núcleo Comum, Diretoria Regional de Ensino e APAE de Guaraí-TO.
Data: 13/09/2012 - Período de Realização: Matutino (Das 8h
às 9h30)
Componente Curricular: Geografia
e Ciências
Objetivo: Realizar
uma aula de campo com os alunos do 4º Ano “B” para que estes conheçam o curso
de fabricação de tijolos (transformação da matéria prima em produto), o
maquinário e os aspectos de sustentabilidade utilizados durante o processo e
exercitem a capacidade de registro imagético, multimídia e textual.
“As aulas [...] desenvolvidas em
ambientes naturais têm sido apontadas como uma metodologia eficaz tanto por
envolverem e motivarem crianças e jovens nas atividades educativas, quanto por
constituírem um instrumento de superação da fragmentação do conhecimento”.
(Tatiana Seniciato & Osmar
Cavassan)
As
aulas de campo tornam-se numa prática de suma importância para a compreensão e
leitura de diferentes espaços e no aprofundamento dos conteúdos estudados em
sala de aula, devido à possibilidade de estreitamento entre a teoria e a
prática.
No
dia 13 de Setembro deste ano, os alunos do 4º Ano “B” realizaram uma visita a
uma cerâmica de fabricação de tijolos. O objetivo da professora da turma –
Sandra José – era a de demonstrar aos alunos o processo de fabricação de
tijolos e os aspectos sustentáveis existentes no seu curso. Esta ação presente
no Projeto Político Pedagógico desta Unidade Escolar contou com a parceria da
Diretoria Regional de Ensino de Guaraí, da Associação de Pais e Amigos dos
Excepcionais (APAE) que cederam o Transporte Escolar para deslocamento dos
alunos da escola até ao local a ser visitado.
Ônibus
escolar utilizado no translado dos alunos da escola ao local a ser visitado.
Para
o sucesso desta aula campo, os alunos utilizaram os laptops educacionais do
Programa UCA – Um Computador por Aluno – para realizar o registro imagético e
multimídia do processo estudado in loco
para auxiliá-los na sistematização do conhecimento estudado na sala de aula.
Na
Cerâmica Maranata, os alunos foram recebidos pelo Senhor Geraldo, o
proprietário do estabelecimento. O primeiro local que os alunos conheceram foi
o local onde é depositada a argila para a fabricação do tijolo. Ele explicou
para os discentes que a argila é misturada com a água e em seguida é levada para
uma máquina chamada maromba, onde é prensado e em seguida cortado no tamanho
correto.
Alunos
conhecendo a matéria-prima utilizada na fabricação dos tijolos e a transformação
da mesma no produto final.
Depois
de conhecer os maquinários os alunos visualizaram o espaço onde é guardado os
tijolos antes de passar pelo processo de assadura. O próximo espaço conhecido
foi as fornalhas onde os tijolos são assados a uma temperatura que ultrapassa
os 1000 graus, segundo explicação do Senhor Geraldo.
Os
alunos questionaram o porquê que havia tanta madeira cortada estocada na cerâmica.
O Senhor Geraldo explicou para estes que as madeiras são utilizadas nas
fornalhas como combustível para cozimento dos tijolos.
Alunos
conhecendo a fornalha onde os tijolos são assados.
O
último local que os alunos conheceram foram as chaminés da cerâmica, por onde saí
o calor presente nas fornalhas durante o processo de cozimento do tijolo. Para finalizar
a visita, a professora da turma, Sandra José, agradeceu ao Senhor Geraldo por tê-los
recebidos.
Alunos
conhecendo as três chaminés presentes na cerâmica.
Os
alunos do 4º Ano “B” registraram todo o trajeto com os laptops educacionais e
realizaram uma produção de texto ao retornarem para a escola sobre esta aula
campo. Alguns comentaram por escrito o seguinte sobre esta aula:
“No dia 13 de setembro fomos à cerâmica Maranata. Lá descobrimos
que para fazer o tijolo precisa de argila e água e as máquinas utilizadas no
processo são: maromba e dois cilindros. Depois disso o tijolo vai para um forno
e depois de quatro dias eles colocam um ventilador gigante para esfriar o tijolo.
E para não poluir o meio ambiente tem uma chaminé subterrânea. O dono da cerâmica
é o Senhor Geraldo. Depois que o tijolo saí da fornalha os trabalhadores levam
os tijolos para o caminhão e depois os distribui nas lojas. Nós levamos os laptops
para tirar fotos e fomos no ônibus da APAE e as fotos vão ser colocas no blog
da escola”. (Nicolly Ramos)
“Nos fomos na cerâmica no dia 13 de setembro às 8h da manhã.
Conhecemos como se faz o tijolo de argila e como eles são assados: eles tiram
os tijolos da fornalha depois de 4 dias e a fumaça saí por debaixo da terra até
chegar nas três chaminés. O dono da cerâmica é o seu Geraldo lá foi muito
gostoso e quando eu cheguei na escola tive que lavar meus pés, porque eles estavam
sujos. Eu gostei muito do passeio e registrei tudo no meu laptop”. (Aldair Sousa)
“No dia 13 de setembro nós do 4º Ano “B” fomos ao passeio
na cerâmica. Fomos no ônibus da APAE. Lá onde fomos eles fazem tijolos. Quando chegamos
lá o dono da fábrica que se chama Geraldo nos mostrou como faz os tijolos. Nos
surpreendemos com o tamanho deles. Eles são cortados numa máquina chamada
maromba. Depois de cortados eles são levados para as fornalhas onde tiramos
fotos e também das três chaminés com o meu laptop. Só fiquei triste quando
viemos embora. Quando chegamos na escola a professora Sandra pediu que fizéssemos
um texto e todos nós nos alegramos porque ela ia colocar a gente no blog da
escola e toda cidade ia ver a gente morrendo de alegria”. (Thais dos Santos)
“Nós fomos à cerâmica e aprendemos como se faz tijolos
que é muito legal. Lá nós conhecemos como sai o tijolo cru e eles botam o
tijolo cru na fornalha e eles tiram o tijolo da fornalha só depois de 4 dias. Nós
conhecemos as chaminés subterrâneas e uma das chaminés foi feita em 1997. Lá tem
uma máquina nova e levamos os laptops, tiramos fotos e fizemos alguns vídeos. Lá
é feito o tijolo só com água e argila e nós fomos na cerâmica no ônibus da APAE
e as fotos vão para o blog da escola”. (Marcos Vinícius Lima)
“No dia 13 fomos na cerâmica Maranata onde faz tijolos. Lá
também nós fizemos muitas perguntas para o Geraldo, o dono da cerâmica. Lá tem
uma fornalha que assa os tijolos e depois de assados eles levam os tijolos para
um ventilador gigante para esfriar e depois de 4 dias eles estão prontos para
serem vendidos. E os alunos da escola levaram os laptops e fomos no ônibus da
APAE e usamos os laptops para tirar fotos e depois mandar para o blog da escola”.
(Marks Sebastião Almeida)
Com
a realização desta aula campo e no retorno para a escola, a professora iniciou
o processo de sistematização do conhecimento dos alunos onde os mesmos puderam
expor suas impressões, tecer comentários e trocar informações com os colegas. Estes
apresentaram as fotografias e os vídeos que fizeram nos laptops educacionais do
Programa UCA. Cada um dos alunos que participaram desta ação fizeram uma produção
de texto, para sistematizar o passeio realizado, conforme transcrito acima.
Com
a realização desta ação, a equipe pedagógica, os alunos e a professora do Núcleo
Comum Sandra José perceberam que esta atividade contribuiu significamente com a
construção do conhecimento por parte dos discentes, visto que estes foram os
protagonistas da ação.
Texto
escrito e postado por: Adriano Miranda – Coordenador Pedagógico
Iniciativa como essa é que faz a diferença na aprendizagem dos educandos. Parabéns toda equipe.
ResponderExcluirMadalena