segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Alunos do 5º Ano realizam estudo sobre sólidos geométricos


Turmas Envolvidas: Alunos do 5º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Professores Envolvidos: Raimunda Alves Diniz

Data de Realização: 24/09/2012

Componente Curricular: Experiência Matemática (Geometria)

Objetivo: Associar os sólidos geométricos ao seu molde.


 

Como a Geometria está relacionada às formas do mundo em que vivem, as crianças mostram grande interesse por esse trabalho nesse momento. Entretanto, para que esse interesse se solidifique, o aluno deve ser incentivado a observar, descrever e construir formas. São essas ações que o levarão a perceber semelhanças e diferenças entre tais formas. (MEC – Gestar I – AAA4 – Geometria I)

 


O ensino e aprendizagem da Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental se dá a partir do momento que os docentes oportunizam aos alunos meios para perceber a utilização deste componente da matemática no seu cotidiano.

No dia 24 de setembro de 2012, a professora do Núcleo Comum do 5º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Raimunda Alves Diniz – desenvolveu com os alunos uma oficina na disciplina de Experiência Matemática tendo como base moldes de figuras geométricas planas (poliedros) e de figuras geométricas de corpos redondos.

O objetivo da professora na execução desta aula era a de fazer os alunos associem os sólidos geométricos ao seu molde (nome das figuras) bem como identificar os princípios de formação dos mesmos em aresta, vértice e face.

Para o sucesso desta aula, a professora utilizou os moldes dos seguintes sólidos geométricos: cubo, paralelepípedo de base quadrada, prisma reto de base triangular, pirâmide de base pentagonal, prisma de base triangular (tetraedro) e a pirâmide de base quadrada.

Professora Raimunda Alves Diniz explicando para os alunos como seria o desenvolvimento da aula.
Grupo de Trabalho construindo os sólidos geométricos. Este grupo está construindo o cilindro.
Primeiramente, a professora Raimunda Diniz recapitulou com os alunos os princípios de face, aresta e vértice já trabalhado em aulas anteriores de Matemática e Experiência Matemática. Para o desenvolvimento desta aula, os alunos foram subdivididos em cinco grupos de quatro componentes, para trocar experiências com os demais colegas e sanar as possíveis dificuldades durante a construção dos sólidos geométricos.

Para esta aula, utilizou-se como recursos facilitadores da aprendizagem os moldes com as figuras geométricas supracitadas, tesoura, cola, e os laptops educacionais do Programa UCA – Um Computador por Aluno.

Os alunos utilizaram os laptops educacionais para realizar uma pesquisa na internet sobre os sólidos geométricos construídos pelo grupo, tais como: nome e principal característica.

Professora Raimunda Alves Diniz auxiliando um aluno na construção do sólido geométrico (cubo).
Grupo de Trabalho pesquisando no laptop educacional do Programa UCA as características do sólido geométrico construído por eles (cone).

Esta atividade foi bem recebida pelos alunos e eles participaram ativamente da mesma. Algo que contribuiu significamente com o desenvolvimento da atividade foi o auxílio prestado pela professora aos grupos de trabalho durante a construção dos sólidos e da resolução da atividade proposta.

Ao final da construção dos sólidos e da pesquisa nos laptops educacionais os alunos realizaram em grupo uma atividade xerocopiada sobre o conteúdo estudado em sala para fixar seu aprendizado.

 

Texto Escrito e Postado por: Adriano Miranda – Coordenador Pedagógico

Nenhum comentário:

Postar um comentário