Turmas Envolvidas: Alunos
do 5º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Professores Envolvidos: Raimunda
Alves Diniz
Data de Realização: 24/09/2012
Componente Curricular: Experiência
Matemática (Geometria)
Objetivo: Associar
os sólidos geométricos ao seu molde.
Como a Geometria está relacionada às formas do mundo em
que vivem, as crianças mostram grande interesse por esse trabalho nesse
momento. Entretanto, para que esse interesse se solidifique, o aluno deve ser
incentivado a observar, descrever e construir formas. São essas ações que o
levarão a perceber semelhanças e diferenças entre tais formas. (MEC – Gestar I
– AAA4 – Geometria I)
O
ensino e aprendizagem da Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental se
dá a partir do momento que os docentes oportunizam aos alunos meios para
perceber a utilização deste componente da matemática no seu cotidiano.
No
dia 24 de setembro de 2012, a professora do Núcleo Comum do 5º Ano dos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental – Raimunda Alves Diniz – desenvolveu com os
alunos uma oficina na disciplina de Experiência
Matemática tendo como base moldes de figuras geométricas planas (poliedros)
e de figuras geométricas de corpos redondos.
O
objetivo da professora na execução desta aula era a de fazer os alunos associem
os sólidos geométricos ao seu molde (nome das figuras) bem como identificar os
princípios de formação dos mesmos em aresta, vértice e face.
Para
o sucesso desta aula, a professora utilizou os moldes dos seguintes sólidos
geométricos: cubo, paralelepípedo de base quadrada, prisma reto de base
triangular, pirâmide de base pentagonal, prisma de base triangular (tetraedro)
e a pirâmide de base quadrada.
Professora Raimunda Alves Diniz
explicando para os alunos como seria o desenvolvimento da aula.
Grupo de Trabalho construindo
os sólidos geométricos. Este grupo está construindo o cilindro.
Primeiramente,
a professora Raimunda Diniz recapitulou com os alunos os princípios de face,
aresta e vértice já trabalhado em aulas anteriores de Matemática e Experiência
Matemática. Para o desenvolvimento desta aula, os alunos foram subdivididos
em cinco grupos de quatro componentes, para trocar experiências com os demais
colegas e sanar as possíveis dificuldades durante a construção dos sólidos
geométricos.
Para
esta aula, utilizou-se como recursos facilitadores da aprendizagem os moldes
com as figuras geométricas supracitadas, tesoura, cola, e os laptops
educacionais do Programa UCA – Um Computador por Aluno.
Os
alunos utilizaram os laptops educacionais para realizar uma pesquisa na
internet sobre os sólidos geométricos construídos pelo grupo, tais como: nome e
principal característica.
Professora Raimunda Alves Diniz
auxiliando um aluno na construção do sólido geométrico (cubo).
Grupo de Trabalho pesquisando
no laptop educacional do Programa UCA as características do sólido geométrico
construído por eles (cone).
Esta
atividade foi bem recebida pelos alunos e eles participaram ativamente da
mesma. Algo que contribuiu significamente com o desenvolvimento da atividade
foi o auxílio prestado pela professora aos grupos de trabalho durante a construção
dos sólidos e da resolução da atividade proposta.
Ao
final da construção dos sólidos e da pesquisa nos laptops educacionais os
alunos realizaram em grupo uma atividade xerocopiada sobre o conteúdo estudado
em sala para fixar seu aprendizado.
Texto
Escrito e Postado por: Adriano Miranda – Coordenador Pedagógico
Nenhum comentário:
Postar um comentário