domingo, 7 de outubro de 2012

Divulgação da Avaliação Diagnóstica Institucional da Aprendizagem


Turmas Envolvidas: Alunos do 4º e 5º dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Aplicadores: Adriano Pereira de Miranda e Maria Ivan Martins
Data: 25/06/2012    -    Período de Realização: Matutino (Das 8h as 11h30)
Componente Curricular: Língua Portuguesa e Matemática
Objetivo: Realizar uma avaliação diagnóstica com os alunos do 4º e 5º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para averiguar as habilidades trabalhadas durante o semestre, para deste modo realizar uma reorganização do currículo escolar para consolidar as habilidades não sistematizadas e fazer com que os alunos se apropriem de competências necessárias para participar de avaliações externas como o SALTO e a Prova Brasil (IDEB).


O processo avaliativo da aprendizagem consiste essencialmente em determinar se os objetivos educacionais propostos nas Matrizes de Referências estão sendo realmente alcançados. O mais importante no processo avaliativo não é o resultado final da construção do conhecimento por parte do aluno, e sim o processo no qual este aluno foi envolvido durante a avaliação.
A avaliação diagnóstica implantada neste ano nesta Unidade Escolar tem como objetivo constatar quais as habilidades estão desenvolvidas e consolidadas pelos alunos do 4º e 5º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, procurando efetivar durante o decorrer do ano letivo as que ainda não foram consolidadas, assegurando acima de tudo a aprendizagem significativa e com qualidade social aos educandos.
A avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática foi aplicada pelos Coordenadores Pedagógicos Adriano Pereira de Miranda e Maria Ivan Martins numa amostragem de 54 alunos no dia 25 de Junho de 2012.
Através da aplicação desta avaliação e da divulgação do resultado para os discentes, pais e professores a equipe escolar como um todo pretende unir forças para juntos melhorar a qualidade do ensino ofertado aos alunos e ao mesmo tempo replanejar os conteúdos curriculares de modo a assegurar a aprendizagem dos discentes, principalmente os que obtiveram um desempenho “insuficiente” na aplicação desta avaliação.


Alunos do 4º e 5º Ano participando da Aplicação da Avaliação Diagnóstica Institucional da Aprendizagem

As avaliações foram corrigidas e sistematizadas pelo Coordenador Pedagógico do Núcleo Comum – Adriano Miranda – e para o processo de correção das mesmas foram adotados os seguintes critérios:



1)    As avaliações foram corrigidas seguindo um critério de classificação servindo como “termômetro” para replanejar as ações pedagógicas e docentes;
2)    As avaliações foram corrigidas seguindo a aplicação de uma fórmula matemática onde se obtinha o resultado de desempenho do aluno, a saber: D = Ta x 100/Tq  [1]

Vale destacar que a correção das avaliações seguindo o critério de classificação de desempenho não foi utilizado pela coordenação pedagógica e/ou equipe docente para “rotular” os alunos mais “desenvolvidos” ou os “menos inteligentes”.
Conforme citado acima, este critério foi utilizado apenas para facilitar o processo de correção das avaliações e situar quais os problemas de aprendizagem identificados pelos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para que deste modo a equipe pedagógica e docente possa reelaborar suas ações visando a aprendizagem com qualidade social de todos os alunos.
O critério de “enquadramento” de correção da Avaliação Diagnóstica Institucional da Aprendizagem foi o seguinte:


Tabela 1: Critério de Correção da Avaliação Diagnóstica Institucional da Aprendizagem


CONCEITOS

MÉDIA DE DESEMPENHO
Ótimo

Entre 9,0 e 10,0
Bom

Entre 7,0 e 8,0
Regular

Entre 5,0 e 6,0
Insuficiente

Abaixo de 5,0


Nas páginas seguintes, estão a tabela, os gráficos de desempenho dos alunos na avaliação e a análise dos resultados.

Tabela 2: Resultado da Avaliação Diagnóstica Institucional da Aprendizagem

CONCEITOS
Disciplinas Analisadas
Porcentagem
(%)

Matemática


Língua
Portuguesa


Matemática
Língua Portuguesa
Ótimo
-

01

-
2%
Bom
11

20

20%
37%
Regular
23

14

43%
24%
Insuficiente
20

19

37%
35%
TOTAL
54

54

100%
100%









Gráfico 1: Resultado da Avaliação Diagnóstica Institucional da Aprendizagem: Matemática



Através da análise da tabela e do gráfico do Rendimento da Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem na disciplina de Matemática percebe-se que grande parte dos alunos que participaram da avaliação apresentaram um desempenho considerado Regular (Conceito entre 5,0 e 6,0).
Com a correção da avaliação pode-se detectar que os alunos já possuem consolidado as habilidades de identificação de formas cotidianas e sólidos geométricos, resolução de problemas envolvendo as quatro operações matemáticas. A questão 6 e 7 que consistia na análise de medida de tempo (horas e minutos) e análise de uma tabela foi a questão que os alunos mais possuíram dificuldades, visto que apenas 3 alunos – representando 5% – conseguiram responde-las.
Já o resultado insuficiente (Abaixo de 5,0) atingido nesta disciplina só reforça a importância de a equipe docente e pedagógica continuar a intensificar o trabalho com a análise de situações problemas, questões envolvendo o cotidiano do aluno, bem como o estudo sistematizado do Tratamento da Informação (Gráfico e Tabelas) para consolidar esta habilidade por parte dos alunos.

Gráfico 2: Resultado da Avaliação Diagnóstica Institucional da Aprendizagem: Língua Portuguesa


Através do gráfico e da tabela supracitada, percebe-se que os alunos obtiveram um melhor rendimento nesta disciplina nos conceitos Ótimo (2%) e Bom (37%) se considerado com os mesmos resultados obtidos na disciplina de Matemática – 0% e 20%, respectivamente.
Observa-se também que os alunos que participaram da avaliação já são capazes de localizar informações implícitas e explicitas no texto e conseguem analisar e interpretar textos longos, considerando que 26% encontram-se no conceito Regular (entre 5,0 e 6,0).
Já os alunos que atingiram rendimento inferior a 5,0 (Insuficiente) foi de 35%, apresentando uma diferença de apenas 2% considerando o resultado deste item com o da disciplina de Matemática, que foi 37%.
Os resultados neste índice foram aproximados em virtude dos alunos que apresentaram dificuldades na resolução da avaliação de Matemática, apresentaram as mesmas dificuldades na resolução de Língua Portuguesa, totalizando 39 alunos, um índice considerado alto, visto que apenas 15 dos alunos encontram-se entre os níveis Ótimo, Bom e Regular, menos da metade.
Para procurar elevar o nível de aprendizagem dos alunos que encontram-se no nível Insuficiente (Abaixo de 5,0) a Coordenação Pedagógica orientou os professores a adotar as seguintes medidas interventivas:
1)    Trabalhar sistematicamente a Matriz de Habilidades do Programa Circuito Campeão, observando as habilidades e competências que precisam ser consolidadas e que servirão para aprofundar o conhecimento do aluno nos anos seguintes de estudo;
2)    Oportunizar aos alunos o contato com avaliações internas organizadas de acordo com as avaliações externas (de múltipla escolha e com gabarito), assim como ocorre nas avaliações externas como o Salto (Estadual) e a Prova Brasil (Federal);
3)    Procurar inserir no planejamento das aulas de Língua Portuguesa e Matemática conteúdos e questões que contemplem os Descritores da Prova Brasil para os alunos se acostumarem desde já com estas questões.
Vale ressaltar que a equipe pedagógica desta Unidade Escolar realizará reuniões com os alunos e os pais e/ou responsáveis destes para que estes estejam cientes dos resultados obtidos e assim somar forças para reverter o quadro dos alunos que obtiveram o conceito insuficiente e ao mesmo tempo, contribuir para avançar os alunos que se encontram no nível regular e manter no nível conceito bom os alunos, elevando-os até mesmo ao conceito ótimo.

Texto escrito e postado por: Adriano Miranda – Coordenador Pedagógico


[1] D = Desempenho; Tq = Total de questões; Ta = Total de Acertos.

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