Turmas Envolvidas: Alunos
do 4º e 5º dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Aplicadores: Adriano Pereira de Miranda e Maria Ivan Martins
Data: 25/06/2012 - Período de Realização: Matutino (Das 8h
as 11h30)
Componente Curricular: Língua Portuguesa e Matemática
Objetivo: Realizar
uma avaliação diagnóstica com os alunos do 4º e 5º Ano dos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental para averiguar as habilidades trabalhadas durante o
semestre, para deste modo realizar uma reorganização do currículo escolar para
consolidar as habilidades não sistematizadas e fazer com que os alunos se
apropriem de competências necessárias para participar de avaliações externas
como o SALTO e a Prova Brasil (IDEB).
O
processo avaliativo da aprendizagem consiste essencialmente em determinar se os
objetivos educacionais propostos nas Matrizes de Referências estão sendo
realmente alcançados. O mais importante no processo avaliativo não é o
resultado final da construção do conhecimento por parte do aluno, e sim o
processo no qual este aluno foi envolvido durante a avaliação.
A
avaliação diagnóstica implantada neste ano nesta Unidade Escolar tem como
objetivo constatar quais as habilidades estão desenvolvidas e consolidadas
pelos alunos do 4º e 5º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, procurando
efetivar durante o decorrer do ano letivo as que ainda não foram consolidadas,
assegurando acima de tudo a aprendizagem significativa e com qualidade social aos
educandos.
A
avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática foi aplicada pelos
Coordenadores Pedagógicos Adriano Pereira de Miranda e Maria Ivan Martins numa
amostragem de 54 alunos no dia 25 de Junho de 2012.
Através
da aplicação desta avaliação e da divulgação do resultado para os discentes,
pais e professores a equipe escolar como um todo pretende unir forças para
juntos melhorar a qualidade do ensino ofertado aos alunos e ao mesmo tempo
replanejar os conteúdos curriculares de modo a assegurar a aprendizagem dos discentes,
principalmente os que obtiveram um desempenho “insuficiente” na aplicação desta
avaliação.
Alunos
do 4º e 5º Ano participando da Aplicação da Avaliação Diagnóstica Institucional
da Aprendizagem
As
avaliações foram corrigidas e sistematizadas pelo Coordenador Pedagógico do
Núcleo Comum – Adriano Miranda – e para o processo de correção das mesmas foram
adotados os seguintes critérios:
1) As
avaliações foram corrigidas seguindo um critério de classificação servindo como
“termômetro” para replanejar as ações
pedagógicas e docentes;
2) As
avaliações foram corrigidas seguindo a aplicação de uma fórmula matemática onde
se obtinha o resultado de desempenho do aluno, a saber: D = Ta x 100/Tq
[1]
Vale
destacar que a correção das avaliações seguindo o critério de classificação de
desempenho não foi utilizado pela coordenação pedagógica e/ou equipe docente
para “rotular” os alunos mais “desenvolvidos” ou os “menos inteligentes”.
Conforme
citado acima, este critério foi utilizado apenas para facilitar o processo de
correção das avaliações e situar quais os problemas de aprendizagem
identificados pelos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática
para que deste modo a equipe pedagógica e docente possa reelaborar suas ações
visando a aprendizagem com qualidade social de todos os alunos.
O
critério de “enquadramento” de correção da Avaliação Diagnóstica Institucional
da Aprendizagem foi o seguinte:
Tabela 1:
Critério de Correção da Avaliação Diagnóstica Institucional da Aprendizagem
CONCEITOS
|
MÉDIA DE DESEMPENHO
|
|
Ótimo
|
Entre
9,0 e 10,0
|
|
Bom
|
Entre
7,0 e 8,0
|
|
Regular
|
Entre
5,0 e 6,0
|
|
Insuficiente
|
Abaixo
de 5,0
|
Nas
páginas seguintes, estão a tabela, os gráficos de desempenho dos alunos na avaliação
e a análise dos resultados.
Tabela 2: Resultado
da Avaliação Diagnóstica Institucional da Aprendizagem
CONCEITOS
|
Disciplinas Analisadas
|
Porcentagem
(%)
|
|||||
Matemática
|
Língua
Portuguesa
|
Matemática
|
Língua Portuguesa
|
||||
Ótimo
|
-
|
01
|
-
|
2%
|
|||
Bom
|
11
|
20
|
20%
|
37%
|
|||
Regular
|
23
|
14
|
43%
|
24%
|
|||
Insuficiente
|
20
|
19
|
37%
|
35%
|
|||
TOTAL
|
54
|
54
|
100%
|
100%
|
|||
Gráfico 1: Resultado
da Avaliação Diagnóstica Institucional da Aprendizagem: Matemática
Através
da análise da tabela e do gráfico do Rendimento da Avaliação Diagnóstica da
Aprendizagem na disciplina de Matemática percebe-se que grande parte dos alunos
que participaram da avaliação apresentaram um desempenho considerado Regular
(Conceito entre 5,0 e 6,0).
Com
a correção da avaliação pode-se detectar que os alunos já possuem consolidado
as habilidades de identificação de formas cotidianas e sólidos geométricos,
resolução de problemas envolvendo as quatro operações matemáticas. A questão 6
e 7 que consistia na análise de medida de tempo (horas e minutos) e análise de
uma tabela foi a questão que os alunos mais possuíram dificuldades, visto que
apenas 3 alunos – representando 5% – conseguiram responde-las.
Já
o resultado insuficiente (Abaixo de
5,0) atingido nesta disciplina só reforça a importância de a equipe docente e
pedagógica continuar a intensificar o trabalho com a análise de situações
problemas, questões envolvendo o cotidiano do aluno, bem como o estudo
sistematizado do Tratamento da Informação (Gráfico e Tabelas) para consolidar
esta habilidade por parte dos alunos.
Gráfico 2: Resultado
da Avaliação Diagnóstica Institucional da Aprendizagem: Língua Portuguesa
Através
do gráfico e da tabela supracitada, percebe-se que os alunos obtiveram um
melhor rendimento nesta disciplina nos conceitos Ótimo (2%) e Bom (37%) se
considerado com os mesmos resultados obtidos na disciplina de Matemática – 0% e
20%, respectivamente.
Observa-se
também que os alunos que participaram da avaliação já são capazes de localizar
informações implícitas e explicitas no texto e conseguem analisar e interpretar
textos longos, considerando que 26% encontram-se no conceito Regular (entre 5,0
e 6,0).
Já
os alunos que atingiram rendimento inferior a 5,0 (Insuficiente) foi de 35%,
apresentando uma diferença de apenas 2% considerando o resultado deste item com
o da disciplina de Matemática, que foi 37%.
Os
resultados neste índice foram aproximados em virtude dos alunos que
apresentaram dificuldades na resolução da avaliação de Matemática, apresentaram
as mesmas dificuldades na resolução de Língua Portuguesa, totalizando 39
alunos, um índice considerado alto, visto que apenas 15 dos alunos encontram-se
entre os níveis Ótimo, Bom e Regular, menos da metade.
Para
procurar elevar o nível de aprendizagem dos alunos que encontram-se no nível
Insuficiente (Abaixo de 5,0) a Coordenação Pedagógica orientou os professores a
adotar as seguintes medidas interventivas:
1) Trabalhar
sistematicamente a Matriz de Habilidades do Programa Circuito Campeão,
observando as habilidades e competências que precisam ser consolidadas e que
servirão para aprofundar o conhecimento do aluno nos anos seguintes de estudo;
2) Oportunizar
aos alunos o contato com avaliações internas organizadas de acordo com as
avaliações externas (de múltipla escolha e com gabarito), assim como ocorre nas
avaliações externas como o Salto (Estadual) e a Prova Brasil (Federal);
3) Procurar
inserir no planejamento das aulas de Língua Portuguesa e Matemática conteúdos e
questões que contemplem os Descritores da Prova Brasil para os alunos se
acostumarem desde já com estas questões.
Vale
ressaltar que a equipe pedagógica desta Unidade Escolar realizará reuniões com
os alunos e os pais e/ou responsáveis destes para que estes estejam cientes dos
resultados obtidos e assim somar forças para reverter o quadro dos alunos que
obtiveram o conceito insuficiente e ao mesmo tempo, contribuir para avançar os
alunos que se encontram no nível regular e manter no nível conceito bom os
alunos, elevando-os até mesmo ao conceito ótimo.
Texto escrito e postado por: Adriano
Miranda – Coordenador Pedagógico
[1] D = Desempenho; Tq =
Total de questões; Ta = Total de Acertos.
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