Público Alvo: Família
e alunos que frequentam esta Unidade Escolar
Aplicador e Sistematizador do
Questionário: Adriano
Pereira de Miranda – Coordenador Pedagógico do Núcleo Comum
Data: 25/06/2012 - Período de Realização: Noturno (Das 19h
as 21h)
Objetivo: Elaborar,
aplicar e coordenar um instrumento avaliativo semestral para analisar os
índices de satisfação dos diversos segmentos da escola.
A
efetivação de uma gestão democrática concretiza-se a partir do momento que a
equipe escolar consegue superar as “tradições autoritárias” e incentiva a
participação dos alunos, família e comunidade no processo de decisões da
escola, corresponsabilizando todos estes agentes pelos erros e acertos do
processo pedagógico e administrativo da Unidade Escolar.
A
Lei de Diretrizes e Bases da Educação em seus artigos 14 e 15 apresentam as
seguintes determinações que traçam os princípios da gestão democrática e participativa:
Art. 14 - Os sistemas
de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na
educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes
princípios:
I. participação dos
profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
II. participação das
comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
Art. 15 - Os sistemas
de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os
integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de
gestão financeira, observadas as normas de direito financeiro público.
Percebe-se
que a prática da gestão democrática e participativa, que possui uma Avaliação
Institucional para averiguar os índices de satisfação os alunos, família e
comunidade é uma estratégia de acompanhamento, oportunizando à qualificação do
trabalho realizado pelos diversos segmentos escolares previsto em lei.
Deste
modo, a avaliação realizada pelos alunos, família e comunidade das ações
desenvolvidas na escola assume uma característica de autoavaliação, permitindo à equipe escolar um norteamento e
reorganização das ações propostas e do trabalho que está sendo realizado. O
processo de Avaliação Institucional por parte da comunidade é de fundamental
importância para ordenar os processos de andamento da escola e emancipar ações
que consigam atingir sua totalidade para agradar a todos: servidores em geral,
alunos, família e comunidade do entorno.
No
mês de Junho deste ano a Equipe Gestora desta Unidade Escolar realizou a
aplicação de um questionário próprio por amostragem (30 pessoas) para averiguar
os índices de satisfação dos pais, alunos e comunidade em geral das ações
realizada pela escola, avaliando assim os diversos segmentos que a constitui.
Os dados do questionário foram sistematizados e tabulados pelo Coordenador
Pedagógico do Núcleo Comum – Adriano Miranda.
A
primeira pergunta do questionário aos entrevistados foi a seguinte: “Você vai sempre à escola de seu filho?”;
as respostas obtidas foram sistematizadas na tabela baixo:
Tabela 1: Síntese
da pergunta “Você vai sempre à escola de
seu filho?”
“VOCÊ
VAI SEMPRE À ESCOLA DE SEU FILHO?”
|
RESPOSTAS
|
PORCENTAGEM (%)
|
Sim
|
15
|
50%
|
Não
|
15
|
50%
|
TOTAL
|
30
|
100%
|
Com
este questionamento, pode-se perceber que alguns dos pais entrevistados são
participativos e frequentam a escola, enquanto outros não frequentam a Unidade
Escolar regularmente.
O
próximo questionamento feito foi se os pais já
visitaram a escola de seu filho(a) neste ano sem ser convocado pela direção,
e obteve-se as seguintes respostas:
Tabela 2: Síntese
da pergunta: “Você já visitou a escola do
seu filho(a) neste ano sem ser convocado pela direção?
“VOCÊ
JÁ VISITOU A ESCOLA DO SEU FILHO NESTE ANO SEM SER CONVOCADO PELA DIREÇÃO?”
|
RESPOSTAS
|
PORCENTAGEM (%)
|
Sim
|
25
|
83%
|
Não
|
5
|
17%
|
TOTAL
|
30
|
100%
|
Através
desta tabela e das respostas mencionadas pelas famílias nota-se que os pais
entrevistados visitam com regularidade esta Unidade Escolar sem precisar ser
convocados pela direção da escola (83%).
O
motivo que levam as famílias visitarem com tanta regularidade esta Unidade
Escolar são as seguintes[1]:
·
Agressividade demonstrada por alguns alunos;
·
Saber se os alunos estão participando das
aulas;
·
Conhecer melhor o andamento da escola e
conversar com o professor;
·
Saber se o seu filho(a) está indo bem na
escola;
·
Saber como está a aprendizagem do seu
filho(a);
·
Saber se os alunos estão se comportando e
realizando as tarefas propostas.
Nota-se
que apesar da pouca participação dos pais nas ações da escola, estes quando
frequentam esta Unidade Escolar demonstram uma preocupação com a aprendizagem
dos seus filhos(as), o que facilita o andamento de alguns alunos nas atividades
pedagógicas e docentes realizadas na sala de aula.
A
próxima pergunta do questionário quer saber como os pais consideram a qualidade dos serviços prestados pela escola,
em 11 itens:
1) Serviço
de limpeza;
2) Atendimento
à comunidade;
3) Segurança
na portaria;
4) Espaço
físico;
5) Gastos
dos recursos financeiros;
6) Almoço
e merenda escolar;
7) Atendimento
na secretaria;
8) Atendimento
da gestão;
9) Atendimento
da biblioteca;
10) Atendimento
no laboratório de informática;
11) Atendimento
da coordenação pedagógica.
Os
resultados foram sistematizados em duas etapas para facilitar a visualização e
interpretação dos mesmos da seguinte maneira: Os itens de 1 a 5 constituem a
primeira parte (I) desta pergunta e os itens 6 a 11 constituem a segunda parte (II).
Abaixo, está exposto a tabela e o gráfico de cada um dos itens em questão:
Tabela 3: Avaliação
os Serviços da Escola: Itens 1 a 5 (I)
AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS
(1 a 5)
|
ÌNDICE DE SATISFAÇÃO (Quantitativo)
|
|||
BOM
|
REGULAR
|
RUIM
|
NÃO SEI
|
|
Serviço
de Limpeza
|
26
|
1
|
-
|
1
|
Atendimento
a comunidade
|
20
|
5
|
-
|
2
|
Segurança
na portaria
|
20
|
6
|
-
|
2
|
Espaço
Físico
|
22
|
4
|
1
|
-
|
Gastos
dos recursos financeiros
|
17
|
6
|
1
|
5
|
AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS
(1 a 5)
|
ÌNDICE DE SATISFAÇÃO (%)
|
|||
BOM
|
REGULAR
|
RUIM
|
NÃO SEI
|
|
Serviço
de Limpeza
|
87%
|
3%
|
-
|
3%
|
Atendimento
a comunidade
|
67%
|
17%
|
-
|
7%
|
Segurança
na portaria
|
67%
|
13%
|
-
|
-
|
Espaço
Físico
|
73%
|
20%
|
3%
|
17%
|
Gastos
dos recursos financeiros
|
56%
|
20%
|
3%
|
17%
|
Gráfico 1: Avaliação
dos Serviços: Itens de 1 a 5 (I)
Na
descrição destes cinco primeiros itens de satisfação dos pais, alunos e
comunidade pode-se perceber que a grande maioria está satisfeita com os
serviços prestados à comunidade, totalizando em todos os aspectos mais de 50%
de satisfação.
Tabela 2: Avaliação
os Serviços da Escola: Itens 6 a 11 (II)
AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS
(1 a 5)
|
ÍNDICE DE SATISFAÇÃO (Quantitativo)
|
|||
BOM
|
REGULAR
|
RUIM
|
NÃO SEI
|
|
Almoço
e merenda escolar
|
28
|
1
|
-
|
-
|
Atendimento
na secretaria
|
24
|
5
|
-
|
-
|
Atendimento
da gestão
|
25
|
3
|
-
|
1
|
Atendimento
na biblioteca
|
24
|
2
|
-
|
2
|
Atendimento
no laboratório
|
27
|
1
|
-
|
1
|
Atendimento
da coordenação pedagógica
|
25
|
3
|
-
|
1
|
AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS
(1 a 5)
|
ÌNDICE DE SATISFAÇÃO (%)
|
|||
BOM
|
REGULAR
|
RUIM
|
NÃO SEI
|
|
Almoço
e merenda escolar
|
93
|
3
|
-
|
-
|
Atendimento
na secretaria
|
80
|
17
|
-
|
-
|
Atendimento
da gestão
|
83
|
10
|
-
|
3
|
Atendimento
na biblioteca
|
80
|
7
|
-
|
7
|
Atendimento
no laboratório
|
90
|
3
|
-
|
3
|
Atendimento
da coordenação pedagógica
|
83
|
10
|
-
|
3
|
Gráfico 2: Avaliação
dos Serviços: Itens de 6 a 11 (II)
Nos
itens de 6 a 11, pode-se fazer uma reflexão que estes serviços oferecidos estão
sendo bem recebidos pelos alunos, pais e comunidade, uma vez que se atingiu a
média de mais de 70% de satisfação. Algo considerável nesta etapa é que nenhum
dos participantes desta pesquisa assinalou que estes serviços são ruins e uma
pequena minoria responderam que não conhecem estes serviços prestados.
A
próxima pergunta do questionário quer saber dos participantes como eles consideram o processo de ensino e
aprendizagem do seu filho(a) está inserido na escola nos seguintes
aspectos:
1) Aprendizagem
do aluno;
2) Trabalho
do professor;
3) Atividades
extra-classe;
4) Trabalho
pedagógico da coordenação;
5) Trabalho
da gestão;
6) Forma
de avaliar o aluno;
7) Regras
e normas adotadas na escola;
8) Aulas
de reforço.
Para
facilitar a análise, interpretação e visualização dos dados obtidos,
realizou-se a divisão em etapas, assim como na questão anterior, seguindo o
seguinte critério: Etapa (I):
satisfação dos itens de 1 a 4 e Etapa
(II): satisfação dos itens 5 a 8.
Tabela 3: Avaliação
do processo de ensino e aprendizagem: Itens 1 a 4 (I)
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E
APRENDIZAGEM
(ITENS 1 a 4)
|
ÌNDICE DE SATISFAÇÃO (Quantitativo)
|
|||
BOM
|
REGULAR
|
RUIM
|
NÃO SEI
|
|
Aprendizagem
do aluno
|
24
|
04
|
-
|
-
|
Trabalho
do professor
|
26
|
03
|
-
|
-
|
Atividades
extra-classe
|
23
|
05
|
-
|
-
|
Trabalho
pedagógico da coordenação
|
26
|
02
|
-
|
-
|
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E
APRENDIZAGEM
(ITENS 1 a 4)
|
ÌNDICE DE SATISFAÇÃO (%)
|
|||
BOM
|
REGULAR
|
RUIM
|
NÃO SEI
|
|
Aprendizagem
do aluno
|
80%
|
13%
|
-
|
-
|
Trabalho
do professor
|
87%
|
10%
|
-
|
-
|
Atividades
extra-classe
|
77%
|
17%
|
-
|
-
|
Trabalho
pedagógico da coordenação
|
87%
|
7%
|
-
|
-
|
Gráfico 3: Avaliação
do Processo de Ensino e Aprendizagem: Itens 1 a 4 (I)
Através
da tabela e do gráfico acima exposto, pode-se perceber que os pais e comunidade
avaliam o processo de ensino e aprendizagem nos itens 1 a 4 como satisfatórios,
em virtude de se obter mais de 70% de aprovação nestes itens. Algo considerável
na Etapa (I) é que nenhuma família marcou que considera o processo de ensino e
aprendizagem desta Unidade Escolar como ruim (insatisfatório) ou que não
conhece como se dá este processo, o que demonstra que o trabalho pedagógico e
docente dos profissionais está agradando-os.
Tabela 4: Avaliação
do processo de ensino e aprendizagem: Itens 5 a 8 (II)
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E
APRENDIZAGEM
(ITENS 5 a 8)
|
ÌNDICE DE SATISFAÇÃO (Quantitativo)
|
||||
BOM
|
REGULAR
|
RUIM
|
NÃO SEI
|
||
Trabalho
da gestão
|
27
|
01
|
-
|
-
|
|
Forma
de avaliar o aluno
|
22
|
04
|
-
|
01
|
|
Regras
de normas adotadas na escola
|
28
|
-
|
-
|
-
|
|
Aulas
de Reforço
|
25
|
02
|
-
|
-
|
|
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E
APRENDIZAGEM
(ITENS 5 a 8)
|
ÌNDICE DE SATISFAÇÃO (%)
|
||||
BOM
|
REGULAR
|
RUIM
|
NÃO SEI
|
||
Trabalho
da gestão
|
90%
|
3%
|
-
|
-
|
|
Forma
de avaliar o aluno
|
73%
|
13%
|
-
|
3%
|
|
Regras
de normas adotadas na escola
|
93%
|
-
|
-
|
-
|
|
Aulas
de Reforço
|
83%
|
7%
|
-
|
-
|
|
Gráfico 4: Avaliação
do processo de ensino e aprendizagem: itens 5 a 8.
Com
a análise do Item (II) deste questionário, pode-se notar que os pais, alunos e
comunidade estão plenamente satisfeitos com o trabalho da gestão, com as regras
adotadas na escola, a forma de avaliar o aluno e com as aulas de reforço
ministradas, uma vez que mais de 70% assinalaram o item “bom” no questionário
avaliativo. Mais uma vez nota-se que o trabalho pedagógico tem sido bem aceito
pela comunidade, uma vez que nenhum participante respondeu que os serviços
prestados estão ruins (insatisfeito).
O
próximo questionamento feito aos participantes gostaria de saber como eles
avaliam o trabalho desenvolvido na
escola: aspectos positivos e negativos. Sistematizando o
questionário, foram pontuados os seguintes aspectos:
1) Pontos Positivos:
·
Atendimento em período integral e as aulas de
reforço;
·
Ensino para os alunos não se envolver com as
drogas (palestras);
·
Projeto UCA e o incentivo à leitura para os
alunos;
·
O trabalho da gestora e da equipe;
·
O desenvolvimento dos alunos;
·
As reuniões realizadas na escola com alunos e
pais;
·
A merenda é boa e rica em vitaminas;
·
Os métodos de avaliação dos alunos e as
regras e normas adotadas na escola;
·
A diretora é maravilhosa e compreensível com
os alunos.
2) Pontos Negativos:
·
Atendimento na portaria: sempre que visitam a
escola o portão está aberto;
·
Brincadeira fora de hora;
·
Alunos mal educados;
·
Brigas dos alunos;
·
Poucos funcionários para cuidar dos alunos no
intervalo.
A
última pergunta do questionário subjetiva quer saber o que a escola precisa fazer para melhorar seu
trabalho. Os pais, alunos e comunidade sugeriram o seguinte:
·
Os porteiros fiquem sempre na portaria
observando quem entra e saí da escola;
·
O serviço de limpeza deve ser melhor;
·
Continuar realizando reuniões com os pais;
·
Mais aulas de reforço;
·
Fazer uma horta na escola e usar o dinheiro
do Arraiá para comprar mais ventiladores;
·
Cobrir a quadra de esportes;
·
Não deixar os alunos correndo pela escola
para eles não se machucarem;
·
Trabalhar com os alunos mais atividades
físicas, além de só jogar bola;
·
Ter uma pessoa capacitada para trabalhar com
os alunos problemáticos (Serviço de Orientação Educacional);
·
Colocar mais pessoas para cuidar dos alunos
na hora do recreio.
É
importante destacar que a aplicação do questionário avaliativo para a
comunidade, família e alunos serviu de base para toda a equipe escolar realizar
uma reflexão sobre sua prática e ao mesmo tempo elucidar objetivos, ações e
metas propostas de modo a favorecer a maior integração entre família e escola.
Texto escrito e postado por: Adriano
Miranda – Coordenador Pedagógico
[1] Informações obtidas
no questionário aplicado aos pais e comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário