domingo, 7 de outubro de 2012

Escola divulga o índice de satisfação de pais, alunos e comunidade referente ao primeiro semestre-2012


Público Alvo: Família e alunos que frequentam esta Unidade Escolar
Aplicador e Sistematizador do Questionário: Adriano Pereira de Miranda – Coordenador Pedagógico do Núcleo Comum
Data: 25/06/2012    -    Período de Realização: Noturno (Das 19h as 21h)
Objetivo: Elaborar, aplicar e coordenar um instrumento avaliativo semestral para analisar os índices de satisfação dos diversos segmentos da escola.


A efetivação de uma gestão democrática concretiza-se a partir do momento que a equipe escolar consegue superar as “tradições autoritárias” e incentiva a participação dos alunos, família e comunidade no processo de decisões da escola, corresponsabilizando todos estes agentes pelos erros e acertos do processo pedagógico e administrativo da Unidade Escolar.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação em seus artigos 14 e 15 apresentam as seguintes determinações que traçam os princípios da gestão democrática e participativa:

Art. 14 - Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I. participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
II. participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
Art. 15 - Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas de direito financeiro público.

Percebe-se que a prática da gestão democrática e participativa, que possui uma Avaliação Institucional para averiguar os índices de satisfação os alunos, família e comunidade é uma estratégia de acompanhamento, oportunizando à qualificação do trabalho realizado pelos diversos segmentos escolares previsto em lei.
Deste modo, a avaliação realizada pelos alunos, família e comunidade das ações desenvolvidas na escola assume uma característica de autoavaliação, permitindo à equipe escolar um norteamento e reorganização das ações propostas e do trabalho que está sendo realizado. O processo de Avaliação Institucional por parte da comunidade é de fundamental importância para ordenar os processos de andamento da escola e emancipar ações que consigam atingir sua totalidade para agradar a todos: servidores em geral, alunos, família e comunidade do entorno.
No mês de Junho deste ano a Equipe Gestora desta Unidade Escolar realizou a aplicação de um questionário próprio por amostragem (30 pessoas) para averiguar os índices de satisfação dos pais, alunos e comunidade em geral das ações realizada pela escola, avaliando assim os diversos segmentos que a constitui. Os dados do questionário foram sistematizados e tabulados pelo Coordenador Pedagógico do Núcleo Comum – Adriano Miranda.
A primeira pergunta do questionário aos entrevistados foi a seguinte: “Você vai sempre à escola de seu filho?”; as respostas obtidas foram sistematizadas na tabela baixo:

Tabela 1: Síntese da pergunta “Você vai sempre à escola de seu filho?”

“VOCÊ VAI SEMPRE À ESCOLA DE SEU FILHO?”
RESPOSTAS
PORCENTAGEM (%)
Sim
15
50%
Não
15
50%
TOTAL
30
100%

Com este questionamento, pode-se perceber que alguns dos pais entrevistados são participativos e frequentam a escola, enquanto outros não frequentam a Unidade Escolar regularmente.
O próximo questionamento feito foi se os pais já visitaram a escola de seu filho(a) neste ano sem ser convocado pela direção, e obteve-se as seguintes respostas:

Tabela 2: Síntese da pergunta: “Você já visitou a escola do seu filho(a) neste ano sem ser convocado pela direção?

“VOCÊ JÁ VISITOU A ESCOLA DO SEU FILHO NESTE ANO SEM SER CONVOCADO PELA DIREÇÃO?”
RESPOSTAS
PORCENTAGEM (%)
Sim
25
83%
Não
5
17%
TOTAL
30
100%

Através desta tabela e das respostas mencionadas pelas famílias nota-se que os pais entrevistados visitam com regularidade esta Unidade Escolar sem precisar ser convocados pela direção da escola (83%).
O motivo que levam as famílias visitarem com tanta regularidade esta Unidade Escolar são as seguintes[1]:
·         Agressividade demonstrada por alguns alunos;
·         Saber se os alunos estão participando das aulas;
·         Conhecer melhor o andamento da escola e conversar com o professor;
·         Saber se o seu filho(a) está indo bem na escola;
·         Saber como está a aprendizagem do seu filho(a);
·         Saber se os alunos estão se comportando e realizando as tarefas propostas.
Nota-se que apesar da pouca participação dos pais nas ações da escola, estes quando frequentam esta Unidade Escolar demonstram uma preocupação com a aprendizagem dos seus filhos(as), o que facilita o andamento de alguns alunos nas atividades pedagógicas e docentes realizadas na sala de aula.
A próxima pergunta do questionário quer saber como os pais consideram a qualidade dos serviços prestados pela escola, em 11 itens:
1)    Serviço de limpeza;
2)    Atendimento à comunidade;
3)    Segurança na portaria;
4)    Espaço físico;
5)    Gastos dos recursos financeiros;
6)    Almoço e merenda escolar;
7)    Atendimento na secretaria;
8)    Atendimento da gestão;
9)    Atendimento da biblioteca;
10) Atendimento no laboratório de informática;
11) Atendimento da coordenação pedagógica.

Os resultados foram sistematizados em duas etapas para facilitar a visualização e interpretação dos mesmos da seguinte maneira: Os itens de 1 a 5 constituem a primeira parte (I) desta pergunta e os itens 6 a 11 constituem a segunda parte (II). Abaixo, está exposto a tabela e o gráfico de cada um dos itens em questão:

Tabela 3: Avaliação os Serviços da Escola: Itens 1 a 5 (I)

AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS
(1 a 5)
ÌNDICE DE SATISFAÇÃO (Quantitativo)
BOM
REGULAR
RUIM
NÃO SEI
Serviço de Limpeza
26
1
-
1
Atendimento a comunidade
20
5
-
2
Segurança na portaria
20
6
-
2
Espaço Físico
22
4
1
-
Gastos dos recursos financeiros
17
6
1
5

AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS
(1 a 5)
ÌNDICE DE SATISFAÇÃO (%)
BOM
REGULAR
RUIM
NÃO SEI
Serviço de Limpeza
87%
3%
-
3%
Atendimento a comunidade
67%
17%
-
7%
Segurança na portaria
67%
13%
-
-
Espaço Físico
73%
20%
3%
17%
Gastos dos recursos financeiros
56%
20%
3%
17%

Gráfico 1: Avaliação dos Serviços: Itens de 1 a 5 (I)


Na descrição destes cinco primeiros itens de satisfação dos pais, alunos e comunidade pode-se perceber que a grande maioria está satisfeita com os serviços prestados à comunidade, totalizando em todos os aspectos mais de 50% de satisfação.

Tabela 2: Avaliação os Serviços da Escola: Itens 6 a 11 (II)
AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS
(1 a 5)
ÍNDICE DE SATISFAÇÃO (Quantitativo)
BOM
REGULAR
RUIM
NÃO SEI
Almoço e merenda escolar
28
1
-
-
Atendimento na secretaria
24
5
-
-
Atendimento da gestão
25
3
-
1
Atendimento na biblioteca
24
2
-
2
Atendimento no laboratório
27
1
-
1
Atendimento da coordenação pedagógica
25
3
-
1

AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS
(1 a 5)
ÌNDICE DE SATISFAÇÃO (%)
BOM
REGULAR
RUIM
NÃO SEI
Almoço e merenda escolar
93
3
-
-
Atendimento na secretaria
80
17
-
-
Atendimento da gestão
83
10
-
3
Atendimento na biblioteca
80
7
-
7
Atendimento no laboratório
90
3
-
3
Atendimento da coordenação pedagógica
83
10
-
3

Gráfico 2: Avaliação dos Serviços: Itens de 6 a 11 (II)

Nos itens de 6 a 11, pode-se fazer uma reflexão que estes serviços oferecidos estão sendo bem recebidos pelos alunos, pais e comunidade, uma vez que se atingiu a média de mais de 70% de satisfação. Algo considerável nesta etapa é que nenhum dos participantes desta pesquisa assinalou que estes serviços são ruins e uma pequena minoria responderam que não conhecem estes serviços prestados.

A próxima pergunta do questionário quer saber dos participantes como eles consideram o processo de ensino e aprendizagem do seu filho(a) está inserido na escola nos seguintes aspectos:
1)    Aprendizagem do aluno;
2)    Trabalho do professor;
3)    Atividades extra-classe;
4)    Trabalho pedagógico da coordenação;
5)    Trabalho da gestão;
6)    Forma de avaliar o aluno;
7)    Regras e normas adotadas na escola;
8)    Aulas de reforço.
Para facilitar a análise, interpretação e visualização dos dados obtidos, realizou-se a divisão em etapas, assim como na questão anterior, seguindo o seguinte critério: Etapa (I): satisfação dos itens de 1 a 4 e Etapa (II): satisfação dos itens 5 a 8.

Tabela 3: Avaliação do processo de ensino e aprendizagem: Itens 1 a 4 (I)

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
(ITENS 1 a 4)
ÌNDICE DE SATISFAÇÃO (Quantitativo)
BOM
REGULAR
RUIM
NÃO SEI
Aprendizagem do aluno
24
04
-
-
Trabalho do professor
26
03
-
-
Atividades extra-classe
23
05
-
-
Trabalho pedagógico da coordenação
26
02
-
-

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
(ITENS 1 a 4)
ÌNDICE DE SATISFAÇÃO (%)
BOM
REGULAR
RUIM
NÃO SEI
Aprendizagem do aluno
80%
13%
-
-
Trabalho do professor
87%
10%
-
-
Atividades extra-classe
77%
17%
-
-
Trabalho pedagógico da coordenação
87%
7%
-
-

Gráfico 3: Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem: Itens 1 a 4 (I)





Através da tabela e do gráfico acima exposto, pode-se perceber que os pais e comunidade avaliam o processo de ensino e aprendizagem nos itens 1 a 4 como satisfatórios, em virtude de se obter mais de 70% de aprovação nestes itens. Algo considerável na Etapa (I) é que nenhuma família marcou que considera o processo de ensino e aprendizagem desta Unidade Escolar como ruim (insatisfatório) ou que não conhece como se dá este processo, o que demonstra que o trabalho pedagógico e docente dos profissionais está agradando-os.

Tabela 4: Avaliação do processo de ensino e aprendizagem: Itens 5 a 8 (II)

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
(ITENS 5 a 8)
ÌNDICE DE SATISFAÇÃO (Quantitativo)
BOM
REGULAR
RUIM
NÃO SEI
Trabalho da gestão
27
01
-
-
Forma de avaliar o aluno
22
04
-
01
Regras de normas adotadas na escola
28
-
-
-
Aulas de Reforço
25
02
-
-
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
(ITENS 5 a 8)
ÌNDICE DE SATISFAÇÃO (%)
BOM
REGULAR
RUIM
NÃO SEI
Trabalho da gestão
90%
3%
-
-
Forma de avaliar o aluno
73%
13%
-
3%
Regras de normas adotadas na escola
93%
-
-
-
Aulas de Reforço
83%
7%
-
-







Gráfico 4: Avaliação do processo de ensino e aprendizagem: itens 5 a 8.


Com a análise do Item (II) deste questionário, pode-se notar que os pais, alunos e comunidade estão plenamente satisfeitos com o trabalho da gestão, com as regras adotadas na escola, a forma de avaliar o aluno e com as aulas de reforço ministradas, uma vez que mais de 70% assinalaram o item “bom” no questionário avaliativo. Mais uma vez nota-se que o trabalho pedagógico tem sido bem aceito pela comunidade, uma vez que nenhum participante respondeu que os serviços prestados estão ruins (insatisfeito).

O próximo questionamento feito aos participantes gostaria de saber como eles avaliam o trabalho desenvolvido na escola: aspectos positivos e negativos. Sistematizando o questionário, foram pontuados os seguintes aspectos:
1)    Pontos Positivos:
·         Atendimento em período integral e as aulas de reforço;
·         Ensino para os alunos não se envolver com as drogas (palestras);
·         Projeto UCA e o incentivo à leitura para os alunos;
·         O trabalho da gestora e da equipe;
·         O desenvolvimento dos alunos;
·         As reuniões realizadas na escola com alunos e pais;
·         A merenda é boa e rica em vitaminas;
·         Os métodos de avaliação dos alunos e as regras e normas adotadas na escola;
·         A diretora é maravilhosa e compreensível com os alunos.
2)    Pontos Negativos:
·         Atendimento na portaria: sempre que visitam a escola o portão está aberto;
·         Brincadeira fora de hora;
·         Alunos mal educados;
·         Brigas dos alunos;
·         Poucos funcionários para cuidar dos alunos no intervalo.
A última pergunta do questionário subjetiva quer saber o que a escola precisa fazer para melhorar seu trabalho. Os pais, alunos e comunidade sugeriram o seguinte:
·         Os porteiros fiquem sempre na portaria observando quem entra e saí da escola;
·         O serviço de limpeza deve ser melhor;
·         Continuar realizando reuniões com os pais;
·         Mais aulas de reforço;
·         Fazer uma horta na escola e usar o dinheiro do Arraiá para comprar mais ventiladores;
·         Cobrir a quadra de esportes;
·         Não deixar os alunos correndo pela escola para eles não se machucarem;
·         Trabalhar com os alunos mais atividades físicas, além de só jogar bola;
·         Ter uma pessoa capacitada para trabalhar com os alunos problemáticos (Serviço de Orientação Educacional);
·         Colocar mais pessoas para cuidar dos alunos na hora do recreio.
É importante destacar que a aplicação do questionário avaliativo para a comunidade, família e alunos serviu de base para toda a equipe escolar realizar uma reflexão sobre sua prática e ao mesmo tempo elucidar objetivos, ações e metas propostas de modo a favorecer a maior integração entre família e escola.

Texto escrito e postado por: Adriano Miranda – Coordenador Pedagógico


[1] Informações obtidas no questionário aplicado aos pais e comunidade.

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