segunda-feira, 25 de junho de 2012

Alunos participam de campeonato de dama e xadrez


Turmas Envolvidas: Alunos do 2º ao 5º Ano dos Iniciais do Ensino Fundamental

Professores Envolvidos: Professores do Núcleo Comum e Marco Aurélio Nunes de Oliveira (Professor de Educação Física e Xadrez)

Datas de Aplicação: 21 de Junho/2012

Período de Realização: Vespertino (Das 14h às 15h)

Componente Curricular: Xadrez

Objetivo: Realizar com os alunos do 2º ao 5º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental um campeonato de Dama e Xadrez procurando desenvolver nos alunos as habilidades de raciocínio, concentração e faculdade de analisar com precisão antes de tomar decisões.





No dia 21 de Junho de 2012 ocorreu nesta Unidade de Educação Ensino a Gincana de Dama e Xadrez entre os alunos do 2º ao 5º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esta ação está contemplada no Projeto Político Pedagógico desta Unidade Escolar na Ação de Número 4 que prevê “a realização de um campeonato de dama entre os alunos do 2º e 3º Ano e de Xadrez entre os alunos do 4º e 5º Ano”.

O objetivo central deste trabalho pedagógico realizado pelo professor de Educação Física e Xadrez desta Unidade Escolar, pela Coordenação Pedagógica e Diretiva é o de procurar desenvolver nos alunos as habilidades de raciocínio, concentração, controle nervoso, estudo sistematizado, o gosto pelos estudos e a prática desportiva saudável para o corpo e a mente.

Antes do início da competição, foi explicado aos alunos pelo Coordenador Pedagógico Adriano Miranda e pelo professor Marco Aurélio Nunes de Oliveira que o jogo de dama e xadrez não é apenas uma distração; é um jogo tático que exige certo nível de exercício intelectual com graus de complexidade que vão crescendo no decorrer do jogo.

Coordenador Pedagógico Adriano Miranda e o Professor de Educação Física e Xadrez – Marco Aurélio Nunes explicando aos alunos quais o objetivo do campeonato

Além disso, comentou-se com os alunos que esta prática desportiva constitui-se de uma distração sadia, que leva o indivíduo ao treinamento da memória, à reflexão, melhorando a aplicação nos estudos, considerando ainda que estes jogos prendem a atenção e obriga o jogador a concentrar-se e refletir muito e a ter rapidez no pensamento de táticas para não perder o jogo.



Alunos participando do campeonato de Dama e Xadrez


Para esta atividade pedagógica os alunos foram subdivididos em equipes de turmas para disputar as rodadas dos jogos. Cada turma da escola votou e escolheu um(a) representante para disputar os jogos. Os representantes deste campeonato por turma foram:



·         Do 2º Ano: Caroline da Silva Norberto, Héryca Rabelo Brigagão;

·         Do 3º Ano: Dimitry Isaack Rodrigues Pachego, Fernanda Nascimento Costa, Sinvaldo Marques da Silva, Cleybson Barros Silva e Paulo Henrique Neres da Silva;

·         Do 4º Ano: Gleydson Lima Alves, Daniela Alves, Nicolly Portilho Ramos, Mikael Douglas Abade, Aline Soares Rocha e Thays Araújo;

·         Do 5º Ano: Eduardo Tavares da Silva, Maevellyn Sousa Tavares, Fernanda Miranda de Oliveira e Rita de Cássia Souza Oliveira.



A primeira etapa do jogo que teve seu ganhador foi o campeonato de Damas. Os ganhadores do primeiro e segundo lugar foram respectivamente: Sinvaldo Marques da Silav e Aline Soares Rocha. Já no campeonato de Xadrez, os ganhadores foram, em primeiro e segundo lugar, respectivam ente: Eduardo Tavares da Silva e Fernanda Miranda de Oliveira. Cada um dos ganhadores nas respectivas etapas recebeu uma medalha de participação.

Alunos vencedores do campeonato de Dama e Xadrez juntamente com o Coordenador Pedagógico (à esquerda) e o Professor de Educação Física e Xadrez (à Direita)

Ao final da competição, o professor Marco Aurélio Nunes explicou para os alunos que o importante num campeonato como este é o espírito competitivo e o privilégio que os alunos tiveram em representar sua turma.

Texto escrito e postado por: Adriano Miranda - Coordenador Pedagógico

2 comentários:

  1. Parabeniso a toda equipe do Escola Estadual José Costa pelas ações desenvolvidas,ao coordenador pedagogico que respira educação, a gestora pela sua criatividade, compromisso em fazer uma gestão voltada para o pedagogico.Fico muito feliz com o Sucesso da equipe,que nada possa desviar o foco de vocês. Sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Maria Fé pela visita ao nosso blog. A equipe da Escola Estadual José Costa Soares agradece de coração seus elogios. Sucesso!

    ResponderExcluir