terça-feira, 26 de junho de 2012

Equipe escolar realiza divulgação dos resultados de aprendizagem do 2º Bimestre Letivo


Público Alvo: Alunos do 2º ao 5º Ano dos Iniciais do Ensino Fundamental, Pais e Comunidade Local

Professores Envolvidos: Professores do Núcleo Comum e Parte Diversificada.

Datas de Realização: 26 de Junho de 2012

Período de Realização: Vespertino (Das 15h às 17h)

Objetivo: Realizar uma reunião de pais, mestres e comunidade de estudantes para apresentação dos resultados de aprendizagem do 2º Bimestre Letivo.



No dia 26 de Junho de 2012 ocorreu nesta Unidade Escolar uma reunião de pais, mestres e comunidade de estudantes para apresentação dos resultados de aprendizagem do 2º Bimestre Letivo. Esta ação pedagógica está contemplada no Projeto Político Pedagógico desta escola na ação de nº 33 que prevê “a realização bimestral de uma reunião com os pais para divulgar os índices de aprendizagem dos alunos”.

Este momento foi planejado em conjunto pela equipe gestora e docente para envolver os pais, a comunidade local e os alunos para que estes conheçam a realidade de aprendizagem da escola, conforme os dados das avaliações bimestrais e dos índices de rendimento do SGE – Sistema de Gerenciamento Escolar.

Pais e alunos recebendo as avaliações e o rendimento escolar. Na foto, a professora Armelinda Saraiva, professora do 3º Ano “A” entrega o resultado de uma aluna à família da mesma.
Professoras do 4º Ano – Fernanda Alves e Sandra José – realizando a entrega de avaliações e resultados aos pais e alunos

O objetivo desta reunião além de apresentar os resultados de aprendizagem era a de possibilitar um momento de interação entre os pais, professores e alunos para que os pais tomem ciência e conhecimento do desenvolvimento escolar do seu filho(a) na Unidade Escolar.

Através da exposição dos resultados ocorrida num estande, os pais, alunos, comunidade e professores puderam perceber o crescimento das turmas em todos os aspectos e nas 19 disciplinas do currículo escolar desta Unidade de Educação e Ensino. Estava exposto no estande além dos resultados internos, o resultado do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – desta Unidade Escolar e a projeção do Ministério da Educação para que os pais dos alunos do 4º e 5º ano pudessem visualizar e conhecer em qual patamar esta escola se encontra nas avaliações externas.


Mãe e aluna conhecendo os índices de rendimento escolar do 2º Bimestre Letivo no estande da escola

O crescimento considerável do rendimento dos alunos se deu em parte ao trabalho realizado pela equipe docente, pedagógica e diretiva na efetivação das ações do Plano de Intervenção do 2º Bimestre Letivo que prevê em seus aspectos as seguintes ações para melhorar e facilitar o índice de aprendizagem e aprovação dos alunos:

·         Criar situações de convício com a leitura e escrita para despertar o prazer de ler livros em diferentes gêneros e suportes textuais e a prática da escrita;

·         Incentivar os professores a utilização dos diversos recursos tecnológicos e pedagógicos para implementar suas aulas facilitando o processo de ensino e aprendizagem no âmbito escolar;

·         Visitar os alunos infrequentes da escola in-loco e conversando com a família destes;

·         Incentivar a participação dos alunos na realização diária do devocional;

·         Realizar atendimento individual aos alunos que não atingiram aprovação com qualidade no primeiro bimestre letivo.

Agora, toda a equipe escolar está organizada para a realização do Conselho de Classe Letivo deste bimestre para discutir ações para manter a aprendizagem dos alunos e elevar o nível de aprendizagem dos alunos que ainda não dominaram as habilidades e competências exigidas para seu ano de estudo.


Texto Escrito e Postado por: Adriano Miranda - Coordenador Pedagógico

Nenhum comentário:

Postar um comentário